Alckmin culpa a poluição do Tietê em municípios sem Sabesp

Alckmin culpa a poluição do Tietê em municípios sem Sabesp

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:16

Tucano disse que poluição no rio Tietê é causada por cidades não operadas pela companhia na Região Metropolitana de SP O candidato tucano ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, responsabilizou os municípios na região metropolitana da cidade que não são operados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) pela poluição no rio Tietê. Alckmin fez a declaração durante entrevista na segunda edição do SPTV, da Rede Globo.

“Muitas cidades da região metropolitana tratam somente parte do esgoto que produzem. No interior do Estado, muitas cidades não tratam nada. Esses grandes municípios que não tratam quase nada (do esgoto) na região metropolitana, a maior parte deles não é operada pela Sabesp. A responsabilidade é das prefeituras.”, disse Alckmin, ao ser questionado por que, depois de vinte anos do “projeto Tietê”, o rio continuava poluído.

O candidato prometeu que continuará os projetos de despoluição do rio se for eleito. “Nós vamos ter o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para fazer o chamado Tietê 3, que é na Região Oeste da Grande São Paulo. Osasco, Carapicuíba, Barueri, todos esses municípios que ainda têm baixo tratamento vão ter esgoto coletado e tratado”, disse o candidato, se referindo a dois municípios controlados pelo PT e outro pelo PMDB. Alckmin também disse que a mancha de poluição que estava em Barra Bonita retrocedeu 120 km.

Durante os seis minutos de entrevista, Alckmin elogiou a segurança no Estado. Ele prometeu informatizar a polícia e usar vídeos-conferência para evitar escoltas de presos.

Perguntado sobre educação, o candidato disse que irá oferecer a possibilidade do jovem fazer o ensino técnico simultaneamente com o médio, através das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs).

A Rede Globo deve continuar a série de entrevistas com os candidatos nessa semana. Amanhã, será entrevistado Aloizio Mercadante (PT) e, na quarta-feira, Celso Russomanno (PP).

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições