
Um ex-viciado teve a vida transformada por Jesus após aceitar o convite de um missionário para tomar um café e ouvir o Evangelho, em São Paulo.
Alexandre cresceu com um pai usuário de drogas e uma mãe alcoólatra. Por anos, ele usou drogas com seu pai.
“As consequências foram as piores possíveis: abandonei a faculdade, minha família foi destruída e, por fim, fui morar nas ruas de São Paulo, onde vivi por três anos”, contou Alexandre ao site da Junta de Missões Nacionais.
A mudança de Alexandre começou quando ele conheceu a Cristolândia, por meio de uma ação missionária. No local, ele foi abordado por um senhor vestindo uma camiseta com a frase ‘Jesus transforma’, que insistiu para que ele fosse tomar um café na Missão Batista Cristolândia.
“De tanto ele insistir, eu fui e, quando estava tomando café, o missionário fez uma pergunta: ‘Quem gostaria de uma oportunidade de mudança de vida?’. Eu levantei a mão e fui encaminhado para a unidade da qual hoje eu sou gestor junto da minha esposa Cidinha, com quem me casei em 2017”, testemunhou ele.
‘Jesus conduziu todas as coisas’
No dia 04 de julho de 2012, Alexandre se rendeu a Jesus durante um estudo na antiga Capela da Cristolândia em Piratininga. Esse momento ficou marcado em sua memória.
“O missionário Pr. Hugo pregava sobre o texto de João 11:25, onde Jesus diz ser a ressurreição e a vida, e, mesmo quem estivesse morto, crendo em Jesus, voltaria a viver, fazendo menção à Lázaro. Nesse tempo, eu tive a convicção de que o Lázaro era eu”, afirmou ele.
Ao longo do tratamento, Alexandre se inspirou no exemplo dos missionários em cuidar dos acolhidos na missão:
“Passei a admirar aquelas pessoas. Saber da história de obediência ao chamado e como eles eram felizes sendo missionários despertou meu interesse. Passei a orar ao Senhor sobre me tornar também um missionário e Jesus não só foi confirmando a minha oração como foi conduzindo todas as coisas”.
O chamado pastoral
Embora, no início, Alexandre relutasse em assumir o ministério pastoral, o amor pelas vidas e pela Palavra de Deus cresceu e o direcionou a cursar teologia no Seminário Teológico Batista, em São Paulo.
Em 11 de outubro de 2025, ele foi aprovado no concílio, na Igreja Batista do Estoril. Sua ordenação ao ministério aconteceu no dia 18 do mesmo mês, na Cristolândia Piratininga — unidade que hoje ele coordena junto à esposa, Maria Aparecida Santos Migliavada, conhecida como “Cidinha”, há seis anos.
“Foi um dos momentos mais especiais da minha vida. Passou um filme em minha mente. Em 2010, eu estava viajando para Piratininga sem nenhuma perspectiva de vida, resgatado das ruas, com um sentimento de apreensão, desanimado e sem esperança”, disse ele.
E continuou: “Mas Jesus mudou tudo isso, e agora estava eu lá, sendo ordenado no mesmo lugar onde eu fui alcançado por Jesus. Foi muito especial”.
“Serei grato pelo resto da minha vida. Como eu gostaria de saber o nome daquele senhor que insistiu para que eu fosse tomar aquele café”, concluiu o pastor, afirmando que a melhor maneira que tem de expressar sua gratidão é servindo ao Senhor e aos irmãos que fizeram e fazem parte da sua história de transformação.
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições