Pelo menos 21 pessoas morreram afogadas no estado de São Paulo durante o feriado prolongado de Finados. Com o calor, muitos procuraram se refrescar no mar, rio ou em represas. Duas pessoas ainda são consideradas desaparecidas e são procuradas pelo Corpo de Bombeiros.
O número é quase metade das mortes registradas nas estradas estaduais paulistas no mesmo feriado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, foi registrada uma morte em Ribeirão Preto, três em São José dos Campos, uma em São Carlos, duas em Campinas, seis em Bauru, duas em Sorocaba e uma em Mogi Mirim.
Em Bauru, onde ocorreram mais mortes, o feriado teve o dia mais quente do ano, quando os termômetros registraram 35,5ºC, atraindo muitas pessoas para os rios e represas.
Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, no litoral paulista foram registradas cinco mortes e 117 salvamentos.
Buscas
A corporação ainda procura por duas pessoas desaparecidas no mar durante o feriado ? uma em São Sebastião e outra em Bertioga.
No segundo caso, a vítima foi um rapaz de 20 anos que estava na praia com a família da namorada. Ele nadava no mar quando foi surpreendido pela correnteza.
"De repente eu percebi eu sendo sugado. Eu estava lá, subindo e descendo. E eu falava para ela [a filha], não solta a prancha. Ela acabou soltando, porque viu que com ele era sério mesmo", explicou o comerciante Lael Felipe Nery.
A filha dele, de 18 anos, namorada do jovem desaparecido, viu de perto o desespero do rapaz. "Na quarta vez que ele nos chamou ele só levantou a mão e desceu com tudo. Quando eu fui mergulhar o surfista me puxou, aí não deu tempo de pegá-lo", disse Leocintian Nery.
Esta foi a quinta vez que o jovem acompanhava o grupo até Bertioga. Segundo a namorada, ele não sabia nadar.