Sobe para 36 o número de presos em operação contra fraudes no Detran

Sobe para 36 o número de presos em operação contra fraudes no Detran

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:20

O número de presos na Operação Direção Oposta , contra fraudes no Departamento de Trânsito do Rio (Detran-RJ), chega a 36 no início da tarde desta quarta-feira (23). A operação iniciada nesta madrugada visa cumprir 45 mandados de prisão e 44 de busca e apreensão contra funcionários e prestadores de serviços dos postos de vistoria Detran.

"São 36 mandados de prisão cumpridos até agora. Mas esse número pode estar mudando, pois muitas equipes ainda não chegaram das ruas", disse o delegado Fernando Veloso, subchefe operacional da Polícia Civil.  

Até as 10h desta quarta, 34 pessoas tinham sido presas em nove municípios do Rio. Ao todo, 66 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Publico do Rio pelos crimes de corrupção passiva, inserção de dados falsos no sistema do Detran, falsidade ideológica, peculato e formação de quadrilha.

"A operação Contramão 1 e Contramão 2 eram voltadas para a área de habilitação. Nós estamos atuando agora numa outra área. É exatamente a área de veículos. Então, eram outras pessoas, com outros modus operandi e outras ofertas de serviços ilícitos", afirmou David Anthony, corregedor do Detran-RJ.

A ação foi desencadeada a partir de investigações da Corregedoria do Detran-RJ, da Polícia Civil e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Ao todo, participam da ação seis delegados, cinco promotores de Justiça e de mais de 200 agentes da Polícia Civil.

De acordo com o subcoordenador do Gaeco, Marcelo Barbosa Arsênio, inicialmente havia três núcleos de investigação, já que a polícia acreditava se tratar de três quadrilhas distintas. "São três núcleos diferentes - em Paracambi, em São Pedro d'Aldeia e em Araruama - que não tinham relação entre eles. A operação se iniciou em Paracambi e na Região dos Lagos. Com o caminhar, a gente viu que as atividades eram as mesmas. E a coordenação geral do Gaeco decidiu fazer uma única operação", explicou Arsênio.

Prisão em outubro

Essa não é a primeira vez que a polícia faz uma operação contra fraudes no Detran-RJ. Em outubro, um grupo foi preso por suspeita de usar moldes de silicone para falsificar digitais no órgão. Entre os presos, havia despachantes, zangões (despachantes não oficiais), prestadores de serviço e funcionários do Detran, além de instrutores e donos de autoescola.

No dia 26 de outubro, o MP denunciou ao juízo da 43ª Vara Criminal da Capital 65 pessoas suspeitas de envolvimento em crimes de fraude no Detran . No mesmo dia, o MP também requisitou à Justiça a decretação da prisão preventiva de 52 dos denunciados.          

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições