Um grupo de cientistas americanos anunciou nesta segunda-feira (12/03) a criação de um dispositivo que, ao ser conectado a um celular comum, é capaz de detectar a presença de bactérias em comidas e bebidas.
O acessório consiste basicamente em uma série de tubos de vidro com LED nas duas pontas. Cada uma dessas pontas contém anticorpos contra a bactéria Escherichia coli. Caso existam micro-organismos, os anticorpos brilham com a luz e são capturados pela câmera do celular.
A ideia dos pesquisadores é fazer um adaptador que encaixe na câmera do celular, que seja barato e simples de usar. Desta forma, ele poderia ser distribuído em países subdesenvolvidos onde os problemas causados pela bactéria são muito frequentes.
A E. coli é uma das principais causadoras de intoxicação alimentar no mundo. Uma das suas variações é responsável por cerca de 380 mil mortes todo ano. Segundo Hongying Zhu, principal pesquisador da tecnologia, o próximo passo do projeto é desenvolver ainda mais o dispositivo, para que o celular consiga detectar outras espécies de micro-organismos.