Veja como se proteger de vírus que já pegou mais de 10 mil pessoas no Facebook

Veja como se proteger de vírus que já pegou mais de 10 mil pessoas no Facebook

Fonte: TechtudoAtualizado: sexta-feira, 8 de agosto de 2014 às 18:20
Vírus que muda cor do Facebook ataca novamente e faz 10 mil vítimas
Vírus que muda cor do Facebook ataca novamente e faz 10 mil vítimas

facebookUma das farsas mais antigas do Facebook está de volta. A chinesa Cheetah Mobile detectou um novo malware que se espalha prometendo o velho golpe de mudar as cores da rede social e já afetou mais de dez mil contas, infectando usuários em vários países do todo o mundo. Em inglês, o site/app do golpe ainda permanece no ar. Evite clicar em aplicativos que prometem esse "milagre".

O malware aparece como um link patrocinado que divulga um aplicativo que permite trocar as cores do perfil mas, ao clicar nele, o usuário é levado a um site de phishing. Esse site leva os usuários que acreditam que estão visitando a URL "apps.facebook.com/themsandcolors" e redireciona-los para um site de phishing maliciosos automaticamente.

Este site tenta infectar o usuário de duas formas: primeiro, ele pede que seja visto um vídeo com um tutorial sobre como fazer pra mudar a cor do Facebook. Isto dá acesso temporário às credenciais de acesso do usuário, o que permite que hackers se conectem aos seus contatos.

Caso o usuário opte por não ver o vídeo, o site tenta fazer com que ele baixe um aplicativo malicioso. Em desktops, ele redireciona para um player de vídeos pornográficos. Já no Android, ele mostra um alerta dizendo que o dispositivo foi infectado por um vírus e sugere o download de um antivírus.

Este tipo de golpe é comum no Facebook, tendo aparecido várias vezes nos últimos anos. Segundo a Cheetah Mobile, ele é possível devido a uma vulnerabilidade na página de aplicativos do Facebook que permite a implantação de vírus e códigos maliciosos dentro de aplicativos na rede social.

As pessoas que foram infectadas podem resolver o problema desinstalando o aplicativo imediatamente e mudar sua senha. A empresa também recomenda que os usuários desativem completamente a plataforma (desativar o Facebook temporariamente) para evitar transtornos futuros, mas isto pode afetar aqueles que usam o Facebook para se conectar a sites de terceiros.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições