Salmos 100:4 - Um espírito grato
Você tem a habilidade de ser grato pelo que Deus tem feito por você? Ninguém, e nem mesmo Deus, gosta de estar perto de pessoas ingratas! Você é grato? Hoje, quero que vocês descubram que uma atitude de gratidão é a chave para liberar o poder sobrenatural de Deus na sua vida.
A gratidão traz a presença sobrenatural de Deus até você e, sem ela, suas orações não serão atendidas. Sem gratidão, você nunca conhecerá a verdadeira alegria e não alcançará todas as bênçãos que Deus tem para você.
Há certas desculpas que ouço as pessoas dizerem para não serem gratas:
1- Ouço as pessoas dizendo que elas não têm dinheiro o bastante. Mas eu te digo que o dinheiro pode te comprar um palácio ou carros, mas não pode te dar um lar feliz ou boa saúde. Somente Deus pode te dar paz e descanso. O dinheiro pode te dar um bonito colar, mas não traz Jesus ao seu coração.
2- Ouço as pessoas dizendo que não são gratas a Deus porque elas não têm muito estudo. Ir para a faculdade não significa que você tem muito conhecimento: isso apenas lhe dá um diploma e mostra que você gastou certo tempo de sua vida e seu dinheiro naquela instituição.
3- Outra desculpa: "Eu seria grato se as outras pessoas me compreendessem". E eu pergunto: Você consegue se entender?
4- A próxima desculpa: "Seria grato se as pessoas entendessem minha situação e tudo que tenho passado". Uma vez, vi uma entrevista com o ator paraplégico Christopher Reeve (hoje já falecido) ? aquele homem que interpretou o super homem ?ironicamente preso a uma cadeira de rodas. Ao ser perguntado sobre sua condição, ele apontou para sua cabeça e disse: "A forma como você pensa sobre sua condição determina a qualidade da sua vida". Você consegue ser grato?
Pare de deixar que seus problemas no trabalho ou no ministério controlem suas atitudes em relação a Deus, as outras pessoas e a vida. Tenha confiança de que Deus está com você e, por causa disso, tudo ficará bem. Se você acha que está cercado de problemas, você precisa levantar-se e atacá-los.
Muitos dizem: "Eu seria grato se tivesse o emprego certo". Você quer mesmo o emprego certo? Sua busca incessante pelo trabalho certo, na verdade, é uma fuga de qualquer outro emprego. Todo emprego tem a parte chata e um chefe para lhe dizer o que fazer. Você não chega ao primeiro dia e se torna um executivo. Não existe algo como o emprego perfeito.
Você pode me dizer: "Eu seria feliz se me casasse com a pessoa certa". Isso não existe! Por que devemos ser gratos? Porque isso é uma ordem de Deus. A Bíblia diz: "Sejam gratos e louvem ao seu nome" (Colossenses 3:15). E em tudo que fizerem, dêem graças a Deus. Dê graças até mesmo quando um policial te parar na estrada!
A atitude de ser grato não é algo emocional. É um ato de boa vontade. Você decide ser grato e, então, suas emoções mudam. Sua gratidão ativa o ambiente e tudo se torna favorável a você. Sua vida muda, a paz chega até sua vida.
Você não precisa entender o milagre para recebê-lo; você precisa apenas cumprir os pré-requisitos estabelecidos por Deus. Você não precisa implorar a Deus por algo: apenas cumpra os pré-requisitos e o favor dele virá até você. Se você rejeita o espírito da gratidão, você atrai forças malignas para sua vida.
Paulo escreve em Romanos 1:18 que, quando aquele povo conheceu a Deus, eles não ficaram gratos ? mas sim corromperam uns aos outros. Aquele povo estava adorando a criação mais do que ao criador. Eles tinham muitos deuses, como a América está começando a ter... estamos à beira do precipício; estamos prestes a autorizar o casamento homossexual! Deus diz: "Quando você vira as costas para mim, eu viro as minhas costas para você".
(I Tessalonicenses 5:18) Quando não damos louvor a Deus, estamos fora de sua vontade. Reclamar do que não temos é reclamar da provisão de Deus. Reclamar de onde você está na vida é reclamar da liderança de Deus. A liderança de Deus não é o problema, mas sim a sua habilidade de seguir essa liderança. Quando você reclama de quem você é, você subestima a soberania de Deus.
Há muitos estudos sendo feitos na área da psicologia que têm constatado que muitas pessoas gostariam de ser outra, se pudessem. Não há ninguém como você na terra: Você é a expressão do gênio dos céus! Ele te deu algo que não deu a mais ninguém.
Mas, se você reclama de que gostaria de ser ou de fazer outra coisa, Deus não pode completar o que ele tem para fazer em sua vida. A Bíblia nos diz: "Você não sabe as boas coisas que tenho planejado para você, coisas para te abençoar". Mas, se você fica reclamando o tempo todo, Deus grita dos céus: "Cale-se!".
O espírito da gratidão é uma decisão. Você já percebeu como as pessoas negativas nunca são gratas? Deus te deu o presente da vida, e o que você faz dela é o seu presente de volta a ele. Viva a cada dia como se fosse o último! A atitude de gratidão revela a presença do Espírito Santo em sua vida.
Paulo nos diz que devemos nos embriagar do espírito, e não de vinho, e dar graças sempre. Se você não é grato, você não é cheio do Espírito Santo.
(Filipenses 4) Se Deus não te fizer mais nenhum favor, ele já fez o bastante na sua vida.
Jesus alimentou cerca de 15.000 pessoas por ter agradecido a Deus. Jesus levantou a Lázaro dos mortos dando graças.
(João 11:41) Se você precisa de um milagre, comece a ser grato a Deus e a oferecer louvor a ele. Levante as suas mãos e dê graças, mesmo indo a um tribunal. Agradeça a Deus pela escuridão, pelas lutas, por toda dor de cabeça ? porque essa adversidade vai te fazer orar e buscar mais a Deus.
Sabe qual o oposto da gratidão? A murmuração! (Filipenses 2:14) Faça tudo sem murmurar, até mesmo ir ao Shopping Center com sua esposa!
(Judas 14:15-16) (Salmos 37:4) Eu não sei o que você vai comer hoje à noite, mas, quando você curvar sua cabeça diante do alimento, você precisa dizer algo além de uma oração decorada, pois muitos não terão o que comer hoje.
Será que somos tão abençoados a ponto de não podermos apreciar as coisas simples que Deus tem feito por nós? Já esquecemos como ser gratos? Hoje, vamos confessar toda forma de murmuração, ingratidão e insubmissão a Deus.
Sua gratidão levará o seu ministério muito mais longe!
Em Cristo, Pastor Marcus Gregório.
Marcus Gregório é pastor, graduado e pós-graduado em Teologia. Empresário, escritor, preletor internacional, consultor financeiro, fundador da 0NG Pró-Viver e Presidente do Conselho de Pastores do Estado do Rio de Janeiro.
