As sobrancelhas são capazes de harmonizar os traços do rosto, revelar uma personalidade mais marcante ou até certa tristeza no olhar, e por isso são parte importante da fisionomia estética.
Ao longo dos anos, assim como a moda dos vestuários ou dos penteados, o design das sobrancelhas também sofreu uma clara evolução. Basta analisar o universo das celebridades para identificar as mudanças que marcaram épocas.
Do cinema das décadas de 1920 e 1930, podemos citar como referências as atrizes Lil Dagover e Louise Brooks. As duas estrelas adotavam sobrancelhas muito finas, arqueadas e arredondadas ou até mesmo retas, definição de feminilidade e glamour na época.
O desenho afinado se manteve ainda com Greta Garbo, mas, ainda nos anos 1930, algumas famosas já começaram a apostar em um design menos artificial, como Bette Davis, Katharine Hepburn e Ingrid Bergman.
Os anos 1940 definiram um modelo de sobrancelha que preservava a naturalidade dos pelos, mas sempre bem arqueados, sinônimo de sensualidade. Ícones como Rita Hayworth e Lauren Bacall são exemplos dessa nova tendência.
Essa época também foi marcada pela fisionomia de Audrey Hepburn, que ousava com sobrancelhas ainda mais grossas e retas.
Somente após 1950, as sobrancelhas finas foram esquecidas, dando origem a novos desenhos, mais preenchidos, personificados por Grace Kelly, Marilyn Monroe, Catherine Deneuve, Shirley MacLaine e Sophia Loren.
O formato natural só tomou força nos anos 1970, com Meryl Streep e Daryl Hannah.
Mas foi nos anos 1980 que Madonna consolidou definitivamente a moda da sobrancelha cheia e desalinhada. Essa mesma proposta foi muito usada por grandes atrizes, como Sigourney Weaver.
A partir dos anos 1990 a ideia do “natural” se manteve, mas o excesso dos pelos começou a ser retirado, deixando o visual mais leve. Demi Moore, Julia Roberts e Sharon Stone eram as principais adeptas desse novo visual.
Em 2000, a moda retomou o desenho mais arqueado e fino. Angelina Jolie e Gwyneth Paltrow são representantes do estilo.
Mas foi somente a partir de 2010, que as pessoas começaram a compreender que cada sobrancelha é única e que a beleza e a harmonia do rosto só podem ser alcançadas, quando respeitados os limites de cada rosto. Surgem então estrelas como Lily Collins, Emilia Clarke, Cara Delevingne, que se destacaram com as suas sobrancelhas bem marcadas, mas ao mesmo tempo naturais.
“Sempre recebemos clientes pedindo a sobrancelha de alguma famosa. Tentamos explicar que o modelo ideal para uma pessoa, talvez não seja o adequado para outra, e isso faz parte de um processo de identificação de imagem e aceitação pessoal, onde a beleza ideal não existe, então não adianta tentar copiar algum detalhe de alguém só por que, no todo, o conjunto é bonito”, explica Luzia Costa, idealizadora e
gestora da Sóbrancelha, rede especializada em embelezamento do olhar e da face.