Basicamente, para se perder peso é necessário que se consuma uma quantidade de calorias menor do que nosso organismo necessita. "Porém não podemos esquecer que para um funcionamento harmonioso e equilibrado do nosso organismo, são necessários carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, vitaminas, sais minerais e água. Por isso as dietas radicais e milagrosas não funcionam, além do custo biológico alto, podem provocar sérias conseqüências para a saúde", alerta a Dra. Marília de Campos Fernandes, nutricionista.
Segundo ela, emagrecer não significa apenas subir na balança e estar com alguns quilos a menos. "Esses quilos a menos podem significar perda de água corporal e de massa muscular", observa.
Perder peso de forma saudável e responsável significa perder gordura corporal e manter ou aumentar a massa muscular. É o músculo, através das contrações musculares, que gasta energia e queima calorias.
"Sendo assim, ao invés de uma dieta milagrosa, mexa-se (literalmente) e adote novos hábitos alimentares e de vida. Atreva-se sadiamente, experimente novos sabores e observe a magia que os alimentos são capazes de promover no equilíbrio do nosso ser, através, apenas, dos quatros princípios básicos da Alimentação: Qualidade, Quantidade, Harmonia e Adequação", ensina.
A nutricionista recomenda alguns passos para a perda de peso saudável:
1) Consulte um Médico para realizar um exame clínico.
2) Procure a orientação de um Nutricionista que irá ajudá-lo a compor uma alimentação personalizada aos seus objetivos, estado de saúde, idade, rotina, preferências etc.
3) Procure um profissional de Educação Física, caso você queira praticar alguma atividade física específica.