Especialistas alertam que trabalhar demais pode causar problemas cardíacos

Site lista os impactos negativos à saúde por trabalhar demais. Estresse e falta de rendimento estão entre os fatos negativos.

Fonte: Guiame, com informações de ÉpocaAtualizado: segunda-feira, 14 de setembro de 2015 às 19:21
Cansaço
Cansaço

O período de descanso na jornada de trabalho é necessário para repor as energias e cuidar da saúde. Esse período dura geralmente 30 dias e pode ser considerado essencial para o corpo e para a mente, segundo especialistas nos Estados Unidos.

Para comprovar a importância desse descanso, o site Quartz publicou aspectos negativos ocasionados por um ano de trabalho ininterrupto e por longas jornadas na empresa.

De acordo com dois estudos realizados, um com mulheres publicado em 1991 e outro com pessoas de ambos os sexos de 2012, o corpo pode ser prejudicado pela falta de férias. A pesquisa mais recente indica que jornadas com longas horas de trabalho geram um risco de 80% de alteração no funcionamento saudável do coração.

No artigo, publicado pelo American Journal of Epidemiology, especialistas creditam ao estresse a responsabilidade por parte dos problemas cardíacos que surgem em profissionais que costumam trabalhar mais de 12 horas por dia. Eles afirmam ainda que o estresse pode levar a disfunções do sistema biológico, ocasionando problemas psiquiátricos, metabólicos, endocrinológicos e até baixa de imunidade. A combinação de alguns desses fatores ampliam as chances de doenças cardíacas.

Um estudo da universidade sueca Uppsala, de 2013, também relacionou a falta de férias com a elevação nos casos de depressão. O número de comprimidos vendidos para tratar depressão e doenças relacionadas está inversamente ligado ao aumento de trabalhadores com tempo de descanso anual no país.

Entre os problemas de saúde, o raciocínio pode ser prejudicado pelo excesso de trabalho, segundo estudo do Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional/Centro de Conhecimento para Organizações do Trabalho. Profissionais com carga horária superior a 55 horas semanais apresentaram uma nota menor em testes de vocabulário realizados com mais de dois mil britânicos. Entre os voluntários que trabalharam demais, 32% cometeram erros contra 25% daqueles com jornada igual ou inferior a 40 horas.

Pequenos períodos de descanso, no entanto, podem trazer benefícios quase imediatos no rendimento de empregados. Um estudo da Universidade da Califórnia mostrou que funcionários mais descansados apresentaram soluções mais criativas para a empresa. A pesquisa acompanhou o desempenho de trabalhadores de uma universidade nos dias que antecederam suas férias, bem como os seguintes a seu retorno do descanso quando foram apresentadas melhoras.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições