Estudo aponta que anticoncepcional evitou 200 mil casos de câncer em dez anos

Anticoncepcionais orais protege, a longo prazo, o desenvolvimento câncer de endométrio

Fonte: Guiame, com informações de Assessoria Link Comunicacação Atualizado: quinta-feira, 6 de agosto de 2015 às 15:13
Anticoncepcional
Anticoncepcional

Estudo publicado pela revista médica britânica "The Lancet Oncology Journal" apontou que o uso de anticoncepcionais orais protege, a longo prazo, o desenvolvimento câncer de endométrio, o tipo de tumor uterino mais comum no mundo. Somente na última década, foram prevenidos 200 mil casos.

Segundo a pesquisa, graças às pílulas anticoncepcionais, foi possível estimar que nos últimos 50 anos foram evitados 400 mil casos de câncer de endométrio nos países de renda mais alta. Os especialistas mostraram que a proteção da pílula se mantém no tempo e "persiste durante décadas".

Outros levantamentos já tinham provado a eficácia da pílula, que contém hormônios para prevenir a gravidez e ajudam na proteção contra o câncer de ovários.

O resultado foi fruto da reunião de dados de mais de 27 mil mulheres que sofriam com este tipo de câncer de 36 estudos elaborados em diferentes áreas do mundo -entre as quais se incluem América do Norte, Europa, Ásia, Austrália e África do Sul-, a maior amostra epidemiológica reunida até o momento. Chegaram à conclusão de que, a cada 5 anos de uso da pílula, o risco de padecer de câncer endometrial se reduzia um quarto.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições