Muito já se falou sobre tomar uma taça de vinho por dia, faz bem ao coração. O que poucos evitavam e não sabiam é que a bebida faz bem aos dentes no combate a cárie, segundo descoberta dos dentistas.
O estudo foi realizado nas universidades de Rochester Medical e Cornell, com material cedido por vinícolas da região do Finger Lake, analisou como compostos encontrados em algumas uvas afetam a saúde da boca humana.
Para chegar nessa conclusão, os cientistas cultivaram bactérias similares às presentes na boca e as mergulharam em alguns líquidos como vinho tinto, vinho tinto sem álcool, vinho tinto enriquecido com extrato de semente de uva, água e etanol 12%. De todas as opções, os três tipos de vinho tinto foram os mais eficazes em eliminar a bactéria.
“A bactéria Streptococcus Mutans é considerada a principal causa do desenvolvimento de cáries. Esse estudo comprovou que os polifenóis presentes no vinho inibem em até 85% a capacidade que ela tem de produzir enzimas e ácidos”, diz o porta-voz do site especializado em vinhos Tintos&Tantos.
Apesar de ser recomendado a bebida, vale lembrar que é preciso beber com moderação. O consumo regular de vinho tinto, bem como de qualquer alimento com alto potencial corante, pode manchar a superfície do esmalte, mas nada que não possa ser controlado.
“Manter a higienização bucal em ordem escovando os dentes, não deixando acumular placas e tártaro e ingerindo bastante água (que estimula a salivação) ajudam a diluir e neutralizar os ácidos presentes no vinho”, diz Leon Américo do Nascimento, dentista especialista em Reabilitação Oral Estética na WellClinic.