Curtir as férias em alto mar, com a família e muita tranquilidade em seu cruzeiro

Siga as orientações e tenha uma viagem inesquecível

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:09

Viajar é muito bom, distraia a mente, conhece novos lugares e novas aventuras. Para quem já viajou de avião, fazer um cruzeiro em alto mar é nova pedida. Nesta tempeorada de verão e férias, muitos navios estão passando por aqui.

Muitos tem receio de que o navio pode balançar muito e com ele os enjoos e desconfortos que podem sentir. Isso é pensamento de marinheiro de primeiro viagem.

Conheça algumas dicas para que seu cruzeiro não se torne um pesadelo, impedindo que você aproveite a viagem.

Enjoos

Devido ao tamanho do navio, a probabilidade de sentir enjoos é abaixo de zero. O balanço do mar é perceptivel, mas o navio não chacoalha tanto quanto você imagine. Se mesmo assim você achar
que pode passar mal, previna-se comendo maça verde e leve algum remédio para enjoo.

Arrumando as malas

Na hora de preparar a mala, lembre-se de levar roupas adequadas para as atividades dentro do navio e para as atividades fora. Protetor solar, boné, saída de praia e chinelos são fundamentais para o dia, enquanto roupas e sapatos mais arrumados combinam com a programação noturna. Também é bom levar pilhas ou baterias extras e outros ítens simples, mas que podem custar caro dentro do navio (ou simplesmente serem impossíveis de achar). O mesmo vale para xampus, sabonetes e outros itens de higiene pessoal.

Não fique sem energia

Se você planejava levar secador de cabelo, carregador de celular ou qualquer outro aparelho que precise de energia, não arrisque e providencie um adaptador de tomada, já que os navios são produzidos com padrão internacional e o tipo de entrada pode ser incompatível.

Fique atento às normas de segurança

O esquema de segurança nos cruzeiros é muito rigoroso. Sempre que for entrar ou sair do navio, você passa por um detector de metais e sua bagagem deve ser submetida ao aparelho de raio X. Os passageiros normalmente são proibidos de ingressar no navio com bebidas e alimentos trazidos de fora. Informe-se que tipo de produtos são permitidos para evitar transtornos.

Dinheiro sem dor de cabeça

Carregar um cartão de crédito internacional é a melhor maneira de levar dinheiro durante um cruzeiro. Além de evitar o incômodo de andar com dinheiro vivo, o cartão facilita o momento do check out: sua conta é fechada automaticamente e tudo o que você precisa fazer é assinar a fatura, evitando filas e estresse.

Se for levar dinheiro, informe-se com a empresa se eles aceitam Real a bordo. Alguns cruzeiros aceitam apenas dólares e pedem que você faça um depósito mínimo ao embarcar.

Desconecte-se

Se você não tem um trabalho importantíssimo para terminar durante sua estada em alto-mar, deixe o computador em casa. Os navios oferecem conexão à internet, mas o preço não é atrativo. Se você tem um modem 3G não se anime: dependendo do itinerário, pode ter dificuldades para conectar.

Se for usar o telefone...

Usar o celular é fácil quando o navio está atracado. Próximo às praias, o sinal só depende de sua operadora e o custo da ligação é o do DDD. Já quando o navio está em movimento, é quase impossível fazer ligações. Se você conseguir, fique atento: provavelmente seu celular identificou o sinal de uma operadora internacional e a ligação vai ser cobrada como um DDI.

Seja paciente

Fila no café-da-manhã, piscina cheia, desembarque demorado... Em um navio com capacidade para mais de 3 mil passageiros é de se esperar que nem tudo aconteça de forma rápida. Para fugir das aglomerações, evite os horários. Paciência é fundamental.

O que (não) vestir

Apesar de terem as áreas de lazer como grandes atrativos, os navios também possuem salões requintados, cassinos luxuosos e restaurantes finos. Por isso, o ambiente em um cruzeiro é um pouco mais formal do que os tópicos roteiros de verão. Você não precisa usar terno e gravata o tempo inteiro, mas evite, por exemplo, andar pelos corredores só em trajes de banho. Sobre as festas, fique atento à programação do cruzeiro para ter uma ideia de qual roupa é mais adequada para o evento.

Aproveite as paradas

Na maior parte das vezes, o navio fica parado apenas por um dia nas praias escolhidas. Por isso, é importante pensar em formas de aproveitar ao máximo quando não estiver em alto-mar. Para otimizar o tempo, o jeito mais fácil é fechar pacotes para excursões nessas cidades. Os navios têm sua própria agência de viagem, mas você também pode contratar esse serviço em terra. Para os mais independentes, a dica é se informar antes de sair de casa, com o roteiro em mãos.


Com informações de: IG

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições