Mais de 40 mil se reúnem para adorar Jesus no estádio nacional da Hungria

Artistas cristãos como Tim Hughes, Martin Smith, Noel Robinson, Planetshakers e Bethel Music participaram da programação.

Fonte: Guiame, com informações do PremierAtualizado: segunda-feira, 8 de agosto de 2022 às 15:52
“Ez Az A Nap 2022” aconteceu no estádio nacional de Budapeste. (Captura de tela/YouTube/Ez az a nap!)
“Ez Az A Nap 2022” aconteceu no estádio nacional de Budapeste. (Captura de tela/YouTube/Ez az a nap!)

“Os coliseus esportivos deste mundo não são apenas para o futebol. Eles são para o último grande sopro de Deus”, declarou o falecido pastor e evangelista pentecostal americano Lester Sumrall.

A frase foi lembrada pelo cantor e compositor cristão Noel Richards, que diz que ela chegou à sua mente quando testemunhou 40.000 pessoas sendo conduzidas em adoração por Pintér Béla – um dos compositores cristãos mais conhecidos da Hungria – no estádio nacional em Budapeste.

“Para mim, os estádios são catedrais de louvor, e o som de milhares de vozes reunidas em adoração de todas as diferentes correntes e denominações é maravilhosamente inspirador e comovente”, disse Richards.

O evento evangelístico recebeu inúmeros adoradores húngaros, além de Béla, que se apresentaram no “Ez Az A Nap 2022” (This Is The Day 2022). Artistas cristãos como Tim Hughes, Martin Smith, Noel Robinson, Planetshakers e Bethel Music participaram da programação de oito horas de adoração, oração e ensino.

A maioria dos adoradores no local icônico era húngara, com seis trens especialmente fretados transportando pessoas de 24 cidades do país, relatou Richards. “Uma frota de 200 ônibus trouxe pessoas de oito países vizinhos em um grande empreendimento logístico”.

Eventos cristãos em estádios

Richards fez um histórico dos eventos cristãos em estádios. Segundo ele, a visão foi o culminar de uma jornada que começou quando Viktor László, um empresário de Budapeste, viu o vídeo de “Jesus Champion of the World” no Estádio de Wembley em 1997. Nasceu nele a visão de uma reunião como aquela acontecer no estádio nacional em Budapeste.

“Através de um amigo em comum, encontrei-me com Viktor em Budapeste, em abril de 1998 e com alguns amigos, oramos juntos no antigo estádio nacional de lá. Assim começou uma jornada que nenhum de nós imaginava que levaria todos esses anos para ser concluída”, conta Richards.

Desde 2001, Viktor e sua equipe vêm construindo isso, organizando dezenas de eventos de adoração, explica Richards.

Artistas cristãos se apresentaram durante 8 horas. (Captura de tela/YouTube/Ez az a nap!)

“Eles começaram nos primeiros anos do milênio com eventos ao ar livre em Budapeste. Em 2010, eles mudaram seus eventos para dentro da Arena Papp László, com capacidade para 10.000 pessoas. Ao longo desses anos, Viktor convidou líderes e equipes de louvor internacionalmente conhecidos para participar e eles se tornaram seus amigos”.

O líder de adoração diz que em 2019, o novo estádio nacional - Puskás Aréna - foi concluído onde era o antigo estádio e os planos começaram a sério para sediar o evento no verão de 2020.

“No final de 2019 e início de 2020, tive o privilégio de participar do 'Roadshow' promocional, que visitou grandes cidades da Hungria, Ucrânia, Romênia, Áustria, Eslovênia, Sérvia e Croácia”, relata Richards. “Mais de 30.000 pessoas participaram desses eventos que criaram um grande impulso para 2020 no estádio”.

Ele diz que em março daquele ano, venderam 20.000 ingressos.

Pandemia

Com as restrições por causa da pandemia, o evento foi adiado e foi marcada uma data provisória para 2021 que também precisou ser adiada.

“No início deste ano, Viktor e sua equipe começaram a promover uma nova data - 23 de julho. Com a guerra na Ucrânia eclodindo em fevereiro, havia a possibilidade de mais um adiamento. No entanto, apesar disso, eles continuaram a trabalhar incansavelmente para reconstruir o impulso que havia sido perdido; e lentamente, as vendas de ingressos começaram a aumentar”, conta.

Impactando a nação

Com cerca de 10 milhões de húngaros, reunir 40.000 pessoas para o culto em seu estádio nacional foi realmente notável, diz Richards.

“O evento gerou interesse na população em geral, no empresariado e no governo. Para onde quer que você olhasse, havia propaganda do evento – em outdoors e transporte público. No domingo à noite o principal canal de TV trouxe uma reportagem sobre o evento e uma entrevista com Viktor”, relata.

“Lembro-me de um ministro do governo cristão brincando que o novo estádio havia sido construído para eventos cristãos! Na verdade, é apenas o segundo evento de música que foi realizado lá”, diz.

Richards diz que depois que a última música foi cantada e a multidão se dispersou, Viktor e sua equipe se reuniu na sala VIP do estádio. “Demos graças a Deus pelo cumprimento desta visão única que terá repercussões em todas as nações da Europa Central e além, por muitos anos”, contou.

“Esses eventos podem não mudar o mundo, mas mudam o mundo daqueles que os frequentam”, diz.

“Acredito que a grande maioria dos que compareceram ao ‘Ez Az A Nap 2022’, deixaram o estádio com o desejo em seus corações de promover o Reino dos Céus nas aldeias, vilas, cidades e nações onde vivem. Quem sabe que frutos serão vistos, enquanto perseguem os sonhos e visões que foram plantados no último sábado?”, questiona.

“Ao fazê-lo, seguirão o exemplo de Viktor László. Um homem de negócios com o coração do Reino, que carregou fielmente por 25 anos, o sonho que Deus lhe deu”, diz.

Assista:

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições