“Tendo por certo isto mesmo...”, o versículo começa com uma certeza. Paulo está afirmando que aquilo que vai dizer é absolutamente certo: “... Aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Cristo Jesus”. Ou seja, temos uma jornada até a perfeição, estamos em obras, e tudo se concluirá naquele dia.
Mas, e o outro lado? Bem, se existe a “boa obra” iniciada em cada filho de Deus, existe também a “má obra”. Caso contrário, bastaria o texto dizer assim: Aquele que começou “a obra” em vós... Percebe? Obra, neste caso, pede um qualificativo. Desta forma, a obra iniciada por Deus em nós é totalmente “boa”.
Aqui, indiretamente, podemos ver a batalha violenta que enfrentamos entre carne e espírito. Se a boa obra é iniciada por Deus em nós, a má obra é mentoreada pelo inimigo das nossas almas. Na narrativa do Eden ambas as obras já aparecem. A boa chega repleta de bênçãos, jardim, paz, comunhão com o Criador, vida, devoção, obediência. A má obra chega repleta de armadilhas, sedução, tentação, mentira, morte, guerra, separação, vergonha.
O Pai garante em relação a boa obra: vou concluir de forma perfeita naquele dia do meu Filho. E o diabo, garante o quê? Bem, ele não tem como garantir nada, embora de forma sempre mentirosa tente convencer que garante. Como sabe que tem pouco tempo, tenta seduzir e arrastar o maior número de pessoas para a mais absoluta destruição.
Paulo, aos Romanos, no capítulo 7, fala dessa batalha titânica que todos enfrentamos. A batalha na qual muitas vezes não fazemos o bem que queremos, mas o mal que não queremos. Exatamente por isso sofremos tanto, nos frustramos tanto, nos decepcionamos tanto.
E como vencer? A dica é: não pare em Romanos capítulo 7, mas avance até o capítulo 8. Logo no versículo 1 o alívio é dado, o socorro é oferecido, a solução é anunciada: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.”
Observe que “Espírito” está com letra maiúscula, ou seja, não se trata do espírito que guerreia contra a carne do capítulo 7, ou seja, nosso espírito. Mas em Romanos 8:1 trata-se do Espírito Santo, intercedendo, dando forças, discernimento e guiando a todos nós.
Sim, existe uma má obra que tentará o tempo todo prevalecer contra a boa obra. Você precisa escolher qual prevalecerá, a boa ou a má. Não caia no erro de colocar a culpa no diabo, caso escolha a má obra, se responsabilize por suas escolhas e ações.
Enfim, resista com todas as suas forças e escolha a boa obra, dê lugar ao Espírito, Deus te ajudará, Cristo te fortalecerá. Definitivamente, não estamos sozinhos nessa empreitada, pois a boa obra em nós nunca foi uma obra da terra, mas sim do céu.
Edmilson Ferreira Mendes é escritor, pastor, teólogo, observador da vida.
* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
Leia o artigo anterior: Eles têm o Team, nós temos o Dream