Tamojunto. Me incluo no título. Sei e sinto. Sinto na pele o que é. Portanto, sei exatamente como é ter um coração fraco. Sensível. Exposto. Vulnerável. Muitas vezes, indefeso. Assusta, machuca, dói.
E por que ficamos assim? Porque o tempo mói nossas expectativas, esperas, esperanças. Sabe aquela bênção que nunca chega? Aquela cura que nunca acontece? Aquele amor que nunca corresponde? Aquele parente que nunca se arrepende? Aquele amigo que desapontou com traições? Sabe? Todas essas coisas enfraquecem corações.
A plasticidade social engana. A exigência por belos corpos e sorrisos brancos e perfeitos, lotam clínicas e academias. Tudo bem, cuidar do corpo faz parte, desde que não se torne uma obsessão, que é aquela motivação para realizar atos irracionais, inconsequentes, danosos. Mas mesmo com o risco dos exageros, a plasticidade estética engana. Basta olhar as fotos nas redes sociais, perfeitas, belas, mas... elas não fotografam os corações.
Sim, os corações fracos não precisam fazer pose para selfies, para fotos milimetricamente calculadas para as redes sociais. Corações fracos têm sido negligenciados, esquecidos e abandonados as suas dores, angústias e fraquezas. Corações fracos se cansam, fogem da luta, não querem confronto, perderam a paciência com debates, eles são e estão... fracos.
O salmista também viveu um ciclo assim em sua vida. Neste ponto orou e poetizou: “Espera no Senhor, anima-te, e Ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor”, Salmo 27:14. Observe a fala dele pra ele mesmo, “Espera no Senhor”, ou seja, continue esperando! Não temos e nem sabemos o que fazer? Então faça a coisa certa, espera no Senhor!
O “anima-te” ali, naquele ponto da oração, é a nossa palavra “coragem!”, levanta, a vida segue, não é hora de parar, de desistir, força, olhe pra cima, resista, insista! É um pouco de tudo isso. É desta forma que o salmista enxerga a solução para a debilidade dos corações fracos, “e Ele FORTALECERÁ o teu coração”!
E, pra não deixar dúvidas, o poeta hebreu termina como começou, “espera, pois, no Senhor”! Essa linha final é um grande, sonoro e alto grito: Não é hora de desistir! Esse é um tempo de corações fracos sim, portanto é um tempo oportuno para o Espírito do Senhor fortalecer os corações que n’Ele esperam e confiam!
Como disse no início, sei por experiência própria o que é um coração fraco. Mas também sei como é bom enfrentar a dureza da espera que deposita sua esperança no Senhor, pois é neste exato momento no qual enfrentamos provas pesadas pra conseguir esperar, que Ele vem e fortalece nossos fracos corações. E isso é abençoador demais e maravilhoso demais também, afinal Ele fortalece enquanto esperamos, aí quando a bênção chega, por graça dEle estamos já com corações fortes para celebrar, louvar e agradecer.
Edmilson Ferreira Mendes é escritor, pastor, teólogo, observador da vida.
* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
Leia o artigo anterior: Próxima estação...