João não estava em Patmos quando escreveu todo o Apocalipse

Observa-se que, ao escrever o Apocalipse, João recorreu ao passado para se referir àquele lugar.

Fonte: Guiame, Felipe MoraisAtualizado: terça-feira, 27 de fevereiro de 2024 às 13:24
Ilha de Patmos. (Captura de tela/YouTube/joaquimdaturkia)
Ilha de Patmos. (Captura de tela/YouTube/joaquimdaturkia)

Onde João estava quando escreveu o Apocalipse?

Muitos comentaristas se confundem com esse versículo presente na introdução do Apocalipse:

“Eu, João, irmão e companheiro de vocês na tribulação, no reino e na perseverança em Jesus, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.”
(Apocalipse 1:9, NAA)

Observa-se que, ao escrever o Apocalipse, João recorreu ao passado para se referir àquele lugar, e por isso ele disse que “estava” na ilha de Patmos.

De acordo com Irineu de Lion (c. 130—202 d.C.), por exemplo, o apóstolo João escreveu o Evangelho enquanto morava na cidade de Éfeso, na Ásia [1]. A igreja de Éfeso foi fundada por Paulo [2], mas após sua morte, o apóstolo João foi para lá. Talvez isso explique o motivo de Jesus enviar a primeira carta ao anjo da igreja em Éfeso (Ap 2:1-7).

Eusébio de Cesareia (c. 265—339 d.C.), disse que João foi condenado ao exílio na ilha de Patmos pelo imperador Domiciano [3] (81—96 d.C.) e que após a morte desse “tirano" [4], o apóstolo voltou para Éfeso [5],  morando ali até o tempo do imperador Trajano [6], que reinou de 98 d.C. a 117 d.C.

Eusébio ainda diz que João morreu em Éfeso [7], onde está seu túmulo [8].

Dessa forma, podemos compreender que nem todo o Apocalipse foi escrito em Patmos. É verdade que João teve a revelação por meio de várias visões, durante o exílio, enquanto ainda “estava na ilha de Patmos”, onde escreveu cartas às 7 igrejas e os relatos das visões (Ap 1:11,19; 10:4; 14:13; 19:9; 21:5), entretanto, só concluiu o livro do Apocalipse, incluindo sua introdução, após ter voltado para a cidade de Éfeso (Ap 1:9).

[1] (Contra Heresias, Livro III, 1,1)

[2] (Contra Heresias, Livro III, 3,4)

[3] (História Eclesiástica, Livro III, 18,1)

[4] (História Eclesiástica, Livro III, 23,1)

[5] (História Eclesiástica, Livro III, 22,9)

[6] (História Eclesiástica, Livro III, 23,3,4,6)

[7] (História Eclesiástica, Livro III, 31,3)

[8] (História Eclesiástica, Livro III, 39,6)

Felipe Morais é servo temente ao Senhor, e atua como pastor na Igreja Batista do Reino. Pós-graduado em Teologia, é um biblicista apaixonado pelas Escrituras. Comentarista, escritor e cronologista bíblico, atua como professor no YouTube pelos canais Curso Bíblico Online e Devocional Bíblico Online.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Por que você deveria ler o Apocalipse?

 

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições