A História de Noé: Uma jornada de fé e graça!

Acompanhe os ensinamentos sobre as manifestações da graça e da misericórdia de Deus que podemos aprender com a fantástica história de Noé.

Fonte: Guiame, Felipe MoraisAtualizado: sexta-feira, 7 de junho de 2024 às 16:34
(Foto: Pixabay/kensamwill)
(Foto: Pixabay/kensamwill)

A história de Noé é uma das mais conhecidas na Bíblia. Ela é uma importante história de fé, obediência e promessa encontrada no livro de Gênesis (capítulos 6—9).

A Graça de Deus sempre se manifestou aos justos!

Noé vivia em uma época em que “a maldade do homem havia multiplicado na terra” (Gn 6:5), no entanto, Noé “achou graça aos olhos do Senhor” (Gn 6:8). Ele era um homem justo e íntegro (Gn 7:1), e assim como seu bisavô Enoque (Gn 5:24), Noé “andava com Deus” (Gn 6:9).

A Arca de Noé: um símbolo da salvação

Deus, vendo a maldade da humanidade, decidiu purificar a terra com um grande dilúvio (Gn 6:17), porém, Ele escolheu preservar Noé e sua família (Gn 6:18). Deus deu a Noé instruções específicas para construir uma arca, na qual ele, sua família e um par de cada espécie de animal comum e sete pares de cada espécie de animais limpos poderiam sobreviver ao dilúvio (Gn 6:14-20).

O dia da salvação é o dia da destruição!

Noé obedeceu a Deus sem questionar (Gn 6:22). Ele construiu a arca exatamente como Deus havia instruído (Hb 11:7) e os animais foram reunidos conforme Deus os havia ordenado (Gn 7:8,9). Sua obediência é um exemplo poderoso de fé inabalável e confiança em Deus para os crentes dos últimos dias, pois no mesmo dia (Mt 24:37,38; Lc 17:26,27) em Noé, seus filhos e suas mulheres e todos os animais entraram na arca, veio o dilúvio (Gn 7:13-24).

O Dilúvio

Choveu fortemente durante quarenta dias e quarenta noites quando veio o dilúvio (Gn 7:12). Enquanto todo o mundo estava perdido devido aos seus pecados, pela fé, Noé e sua família estavam seguros dentro da arca (1Pe 3:20,21; 2Pe 2:5) com os animais. Quando as águas finalmente recuaram, Noé enviou um corvo e depois uma pomba para verificar se a terra estava seca (Gn 8:6-12).

Um Altar e uma promessa!

Quando Noé e sua família finalmente saíram da arca, ele construiu um altar e ofereceu sacrifícios a Deus com alguns dos animais puros dos quais havia levado sete pares (Gn 8:20). Em resposta, Deus fez uma promessa, simbolizada pelo arco-íris, de nunca mais destruir a terra com um dilúvio (Gn 9:8-17), sendo um lembrete constante de Sua aliança conosco (Is 54:9).

Salvos pela Graça, Salvos pela Fé!

“E ele não poupou o mundo antigo, mas preservou Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas, quando fez vir o dilúvio sobre o mundo de ímpios.” (2 Pedro 2:5)

A história de Noé é uma poderosa lembrança da justiça e misericórdia de Deus. Noé, com sua fé e obediência, serve como um exemplo para todos nós (Ez 14:14,20). 

Pela fé, Noé, divinamente instruído a respeito de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, construiu uma arca para a salvação de sua família. Assim, ele condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.” (Hebreus 11:7)

 

Felipe Morais é servo temente ao Senhor, e atua como pastor na Igreja Batista do Reino. Pós-graduado em Teologia, é um biblicista apaixonado pelas Escrituras. Comentarista, escritor e cronologista bíblico, atua como professor no YouTube pelos canais Curso Bíblico Online e Devocional Bíblico Online.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: O dever pastoral

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições