Abraão: O amigo de Deus

É tão bom ler sua trajetória nas Escrituras, sua história nos enche de alegria, mas você já parou para pensar como a família de Abraão teria recebido essas informações?

Fonte: Guiame, Felipe MoraisAtualizado: sábado, 22 de junho de 2024 às 00:22
Cena da novela Gênesis, quando Deus e dois Anjos visitam Abraão em seu acampamento. (Captura de tela/YouTube Record TV)
Cena da novela Gênesis, quando Deus e dois Anjos visitam Abraão em seu acampamento. (Captura de tela/YouTube Record TV)

O Amigo de Deus

Não foi sem motivo que Abraão foi chamado amigo de Deus (2Cr 20:7; Is 41:8; Tg 2:23)! Quando Deus chamou Abraão para ir para um lugar desconhecido, ele creu.

É tão bom ler sua trajetória nas Escrituras, sua história nos enche de alegria, mas você já parou para pensar como a família de Abraão teria recebido essas informações?

Abraão chega para seus familiares e diz que partirá, mas para onde? Não sei, apenas tenho que ir. Abraão partiu, sem saber para onde ir, e isso é tudo o que ele tinha: a fé!

Talvez seus familiares pensassem que ele estava ficando louco, pois estava ouvindo vozes da sua cabeça, etc., mas Abraão não se importou com que eles pudessem achar, ele simplesmente foi…

Companhia de fé

Agora imagine o coração de Sara!

Vocês estão vivendo bem, tudo tranquilo, seguros entre seus familiares e o seu marido de repente diz: “vamos mudar”, e, logo vocês começam a caminhar...

Você teria fé para acompanhar seu esposo dessa forma? Sara, que é o exemplo bíblico de submissão (1Pe 3:5,6), certamente precisou crer na revelação e nas promessas que seu marido teve (Hb 11:11)!

Da terra de Ur dos caldeus, margeando o rio Eufrates até Harã (Gn 11:31), eles se deslocam da Mesopotâmia até a terra de Canaã (Gn 15:7).

Fizeram toda essa trajetória, caminhando ou montados no lombo de alguns animais que caminhavam lentamente...

Curiosamente essa rota é semelhante que mais tarde seria feita por Esdras e grande parte do povo de Israel que retornaram do exílio na Babilônia, e fica evidente que eles se colocaram em grande risco (Es 8:21-23)!

Abraão, o pai na fé

Você tem noção do tamanho da fé de Abraão?

Abraão creu em Deus e isso lhe foi imputado por justiça (Gn 15:6; Rm 4:3; Gl 3:6; Tg 2:23).

Não é à toa que Abraão é considerado o nosso pai (Rm 4:12,16; Gl 3:7; Tg 2:21), sendo constituído como o pai de muitas nações (Gn 17:5; Rm 4:17), “o pai de todos os que creem” (Rm 4:11), pois ele creu contra a esperança (Rm 4:18)!

Você pode ser amigo de Deus!

Deus não faz amizade com o mundo, e nem divide seus amigos com o pecado:

“Gente infiel! Vocês não sabem que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus.” (Tiago 4:4)

Abraão ouviu o Evangelho (Gálatas 3:8) e creu:

E se cumpriu a Escritura, que diz: “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi atribuído para justiça”, e ele foi chamado amigo de Deus. (Tiago 2:23)

Abraão obedeceu, portanto, guarde isso: não existe amizade com Deus sem obediência!

Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber como herança; e partiu sem saber para onde ia.” (Hebreus 11:8)

A Boa Notícia é que você também pode ser amigo de Deus, basta ser fiel, ou seja, viver uma vida santa de acordo com a Palavra do Senhor!

Talvez você queira ser chamado de amigo de Deus, mas não tenha coragem de ouvir a voz de Deus, mas Jesus disse que seus amigos são os que obedecem a suas ordens:

​“Vocês são meus amigos se fazem o que eu lhes ordeno.” (João 15:14)

Assista:

 

Felipe Morais é servo temente ao Senhor, e atua como pastor na Igreja Batista do Reino. Pós-graduado em Teologia, é um biblicista apaixonado pelas Escrituras. Comentarista, escritor e cronologista bíblico, atua como professor no YouTube pelos canais Curso Bíblico Online e Devocional Bíblico Online.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

 

Leia o artigo anterior: A História de Noé: Uma jornada de fé e graça!

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições