Deus criou a mulher para ser mulher!

Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada (Provérbios 31:30 ARA).

Fonte: Guiame, Fernando MoreiraAtualizado: terça-feira, 5 de março de 2024 às 18:17
(Foto: Unsplash/Allen Taylor)
(Foto: Unsplash/Allen Taylor)

A Bíblia revela que a mulher é imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:27), assim como o homem. A mulher é colocada numa posição de autoridade e grandeza. Deus não cria mediocridade, mas somente a excelência.

Quando o pecado surge, pela desobediência do homem e da mulher, Deus fala contra o diabo: Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar... (Gênesis 3:15). Por que o diabo persegue tanto a mulher? Porque como diz o ditado Africano: A mulher é a mão que embala o berço e faz o mundo girar.

Deus criou a mulher para ser grandiosa, i.e., ser mulher. Não há nada mais profundo e glorioso do que a identidade daquilo que Deus criou. Não era para haver guerra de sexos, nem tampouco se questionar se o homem ou a mulher são capazes. Tudo que Deus criou é muito bom. O mandamento de Deus para o primeiro casal em Gênesis 1:28, “E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai ...”.

A história mostra que muita injustiça foi feita contra as mulheres, mas mesmo assim, elas têm se levantado e impactado o mundo. Como por exemplo:

Maria Amália Augusta do Amaral Rabello. Ela se formou em odontologia na Faculdade de Medicina da Bahia, em 1866, tornando-se a primeira mulher a se graduar no Brasil em odontologia. Maria Amália foi uma pioneira em sua profissão e contribuiu significativamente para o avanço da odontologia no Brasil.

Catherine Booth (1829-1890): Cofundadora do Exército de Salvação juntamente com seu marido, William Booth. Ela foi uma pregadora e defensora dos direitos das mulheres, das crianças e dos pobres, e desempenhou um papel fundamental na expansão e no trabalho social do Exército de Salvação.

Catherine Booth. (Wikipedia)

Florence Nightingale (1820-1910): Considerada a fundadora da enfermagem moderna. Ela foi uma enfermeira britânica que se destacou durante a Guerra da Crimeia. Ela revolucionou os cuidados de saúde e a higiene hospitalar e dedicou sua vida a melhorar as condições dos doentes e feridos.

Ana Néri (1814-1880). Primeira enfermeira do Brasil. Ela é reconhecida por seu papel pioneiro durante a Guerra do Paraguai, onde organizou e liderou um grupo de mulheres para prestar assistência aos soldados feridos, atuando como enfermeira voluntária. Ana Néri é considerada a primeira enfermeira do Brasil e uma pioneira na profissão de enfermagem no país.

Rita Lobato Velho Lopes (1844-1921). Primeira mulher brasileira a se formar em medicina, concluindo seus estudos na Faculdade de Medicina da Bahia em 1887. Ela enfrentou muitos desafios e preconceitos de gênero para seguir sua carreira na medicina, abrindo caminho para outras mulheres na profissão.

Máquina de Lavar Louça - Josephine Cochrane, ela foi a inventora da primeira máquina de lavar louça funcional, patenteada em 1886. Sua invenção revolucionou a limpeza doméstica e mudou a forma como as pessoas realizam tarefas domésticas.

Josephine Cochrane. (Foto: USPTO.gov)

Limpador de Para-brisas - Mary Anderson foi a inventora do limpador de para-brisas automotivo, patenteado em 1903. Sua invenção foi pioneira em melhorar a segurança dos veículos, tornando as viagens mais seguras para os motoristas em condições climáticas adversas.

Myrthes Gomes de Campos (1891-1964) foi a primeira mulher a se formar em direito no Brasil, em 1918. Ela abriu caminho para outras mulheres na área jurídica do país.

Ada Rogato (1910-1986) foi a primeira mulher a obter uma licença de piloto no Brasil, em 1936. Ela foi uma pioneira na aviação brasileira e uma das primeiras mulheres a trabalhar como piloto comercial no país.

Gertrude B. Elion (1918-1999): Bioquímica e farmacologista, ela foi uma pioneira no desenvolvimento de medicamentos. Foi codesenvolvedora de várias drogas inovadoras, incluindo a azatioprina, um medicamento imunossupressor fundamental para transplantes de órgãos.

Gertrude B. Elion. (Foto: Wikipedia)

Edith de Magalhães Fraenkel (1904-1980). A primeira mulher a se formar em engenharia no Brasil, se graduou em engenharia civil pela Escola Politécnica da Universidade do Brasil em 1935.

Hedy Lamarr (1914-2000): Embora mais conhecida como atriz de Hollywood na era de ouro do cinema, ela também foi uma inventora notável. Ela co-desenvolveu, juntamente com o compositor George Antheil, em 1941, co-patenteou uma tecnologia de salto de frequência para torpedos navais durante a Segunda Guerra Mundial, que serviu como precursora das tecnologias modernas de comunicação sem fio, como o Wi-Fi e o Bluetooth.

Stephanie Kwolek (1923-2014): Química norte-americana de ascendência judaica, Stephanie Kwolek inventou o Kevlar, um material resistente e leve amplamente utilizado em coletes à prova de balas, equipamentos de proteção e muitas outras aplicações.

Margaret Hamilton: Programa Apollo Guidance Computer (AGC). Ela foi uma cientista da computação que liderou a equipe responsável pelo desenvolvimento do software de orientação de voo para o programa Apollo da NASA. Seu trabalho foi fundamental para a chegada bem-sucedida do homem à Lua em 1969.

Margaret Hamilton. (Foto: Wikipedia)

Chiquinha Gonzaga (1847-1935): Compositora, pianista e maestrina, foi uma das primeiras mulheres a se destacarem na música popular brasileira.

Lina Bo Bardi (1914-1992) foi uma arquiteta italiana naturalizada brasileira que teve um impacto significativo na arquitetura moderna brasileira. Ela é conhecida por projetar várias obras icônicas, como o Museu de Arte de São Paulo (MASP).

Mayana Zatz: Geneticista brasileira reconhecida internacionalmente por suas contribuições para a pesquisa em genética humana. Ela é professora titular do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) e fundadora do Centro de Estudos do Genoma Humano da USP.

Marília Arantes: Física brasileira que trabalha na área de astronomia e astrofísica. Ela é pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e tem contribuído significativamente para o estudo de estrelas variáveis e para a compreensão da evolução estelar.

Suzana Herculano-Houzel: Neurocientista brasileira conhecida por suas pesquisas inovadoras sobre a estrutura e função do cérebro. Ela é professora associada do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e autora do livro "O Cérebro Nosso de Cada Dia", que explora de forma acessível os mistérios do cérebro humano.

Nise Yamaguchi: Oncologista brasileira reconhecida internacionalmente por suas pesquisas e tratamentos inovadores no campo do câncer. Ela é fundadora e diretora do Instituto Avanços em Medicina, uma instituição dedicada à pesquisa e tratamento do câncer no Brasil.

Marília Coutinho: Biomédica e pesquisadora brasileira conhecida por seu trabalho pioneiro no estudo da fisiologia do exercício e do treinamento físico. Ela é autora de diversos livros e artigos científicos sobre o tema e tem sido uma voz proeminente na promoção da saúde e do bem-estar através da atividade física.

Zilda Arns, que foi uma figura notável na área da medicina e da saúde pública. Criou a Pastoral da Criança. Que se dedica a promover a saúde materno-infantil e o desenvolvimento integral de crianças e famílias em comunidades carentes, por meio de ações de acompanhamento e educação. Pelo seu trabalho houve redução da mortalidade infantil em vários lugares do mundo.

Malala Yousafzai: Malala é uma ativista paquistanesa pelos direitos das mulheres e da educação. Ela se tornou uma figura globalmente reconhecida por sua luta pela educação das meninas, mesmo após sobreviver a um ataque do Talibã em 2012.

Rosa Parks:  cristã Batista, ativista dos direitos civis nos Estados Unidos, cuja recusa em ceder seu lugar a um homem branco no ônibus em 1955 desencadeou o movimento do boicote aos ônibus de Montgomery. Seu ato de resistência foi um marco importante na luta contra a segregação racial nos Estados Unidos.

Corrie Ten Boom (1892-1983): Ela foi uma cristã holandesa que, durante a Segunda Guerra Mundial, ajudou a salvar centenas de judeus perseguidos pelo regime nazista, escondendo-os em sua casa. Após a guerra, ela continuou a promover a reconciliação e o perdão, viajando pelo mundo e compartilhando sua mensagem de amor e esperança.

A missionária holandesa Corrie ten Boom. (Foto: Reprodução / Her Culture)

As pessoas grandiosas não são aquelas que nunca falham, mas aquelas que nunca desistem. Enfim, poderia citar inúmeras mulheres, com posicionamentos e atitudes sem precedentes, que têm gerado um mundo melhor, e proporcionado esperança para uma nova geração de mulheres em todas as áreas da ciência, tecnologia e teologia.

A Bíblia diz em Provérbios 22:29 (NVI): "Você já viu alguém hábil em seu trabalho? Perante reis será posto; nunca será posto perante pessoas de posição inferior."

E em Mateus 5:16 (NVI): "Assim brilhe a luz de vocês diante dos outros, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos céus."

Que nesse mês em homenagem às mulheres, possamos honrá-las com carinho, dignidade, amor e, mais do que tudo, nossas orações e ações para despertar nelas o ânimo para serem grandiosas, como Deus as criou para serem.

Parabéns, mulheres! Deus as criou grandes!

Fernando Moreira (@prfernandomor) é pastor na Igreja Batista do Povo. Bacharel em Ciência da Computação e Teologia, com mestrado em Ciência da Computação e doutorado em Teologia. (@FernandoMoreiras). É membro da Academia de Letras, Artes e Cultura do Brasil, associado do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Executivo numa multinacional de tecnologia, mentor de carreiras executivas, conselheiro administrativo, palestrante, conferencista e autor de 8 livros.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: As Ideologias dos Mentores da Inteligência Artificial

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições