Disse então o Senhor a Moisés: "Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que sigam avante. Êxodo 14:15
Qual tem sido nossa atitude diante dos obstáculos da vida? Sim, na vida enfrentamos obstáculos!
A ideia de Deus não é que tenhamos uma vida sem problemas, sem desafios, mas é que cresçamos em cada um deles. Estamos vivendo dias desafiadores. Observamos muita desistência, muito recuo, muito medo.
A nossa caminhada hoje é idêntica à caminhada do povo de Israel quando saiu do Egito em direção a Canaã. Eles enfrentaram vários desafios e em muitos momentos pensaram em desistir. Alguns desistiram mesmo! Ainda que tivessem uma promessa, a dureza do deserto falou mais alto na vida de muitos. Diante do primeiro teste estavam prontos a desistir. Duvidas, medo, falta de confiança, pressão foram alguns sentimentos que sacudiram o arraial do povo hebreu.
Quando alguns programavam a rendição a faraó, ouviu-se o brado de Deus dizendo: marchem!
Precisamos estar encorajados em Deus e focados em Suas promessas. Não podemos nos curvar diante das circunstâncias e adversidades que se levantam contra nós. A palavra do senhor para nós hoje, mais do que nunca, é esta: não temas!
O medo tomou conta de nações inteiras nesta pandemia. Aconteceram recuos econômicos, falências e muitas outras patologias sociais. Parece que um grande mar se colocou na nossa frente. Mas o Senhor está nos dizendo como disse aos israelitas: marchem.
Seja qual for sua atividade, entenda que Deus não nos tira do (Egito) para nos matar no deserto. O propósito de Deus é nos levar à terra que mana leite e mel. O que nos prostra no deserto é a desistência, descrença, o medo…
Assim como eu tenho sido desafiado a prosseguir no lugar onde estou, pela causa que abracei, quero desafiar você também a não olhar para trás.
Eu diria: não parem, não desistam, Canaã é logo ali!
Por Maurício Guedes, presidente da Igreja Presbiteriana Renovada de Portugal, Pastor na cidade de Almada – Portugal. Autor dos livros: “Geração Autêntica”, “Que Ele Cresça e Que eu Diminua” e “O Evangelho Que Pregamos”.
* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.