As granadas usadas pelos terroristas do Hamas para atacar Israel foram fornecidas pela Coreia do Norte, conforme notícias do Daily Mail.
Os terroristas em Gaza transportavam lançadores F-7 de ombro, projetados para destruir veículos blindados, enquanto percorriam áreas civis de Israel, assassinando centenas de homens, mulheres e crianças.
Algumas dessas armas foram capturadas pelas forças militares israelenses, que puderam detectar, com a ajuda de autoridades sul-coreanas e especialistas em armas norte-coreanas, que a origem era de Pyongyang,.
‘Vendidos ao Irã e repassados ao Hamas’
Durante o ataque brutal do Hamas a Israel, que teve início em 7 de outubro, “alguns dos terroristas também usaram rifles norte-coreanos tipo 58, que são uma variante do rifle de assalto Kalashnikov”, disseram os especialistas.
Eles explicaram que Kim Jong Un vende ilegalmente armas para financiar o seu programa de armas nucleares. Acredita-se que os F-7 e os rifles tenham sido vendidos primeiro ao Irã e depois repassados ao Hamas.
Pyongyang negou publicamente ter armado o Hamas, qualificando a alegação de “rumor infundado e falso” divulgado pelos Estados Unidos.
“Mas as provas pareciam conclusivas, uma vez que imagens publicadas pelo próprio Hamas mostravam terroristas empunhando essas armas e outras que foram apreendidas pelos militares israelenses”, disseram ainda.
Eles acreditam que os lançadores de granadas norte-coreanos propelidos por foguetes que permanecem nas mãos do Hamas sejam usados contra tanques israelenses, caso haja uma invasão terrestre por parte de Israel em Gaza.
As armas disparam uma única ogiva e podem ser recarregadas rapidamente, por isso podem ser eficazes para atacar veículos blindados em campo de batalha urbano.
‘Não se sabe quantas armas o Hamas possui’
O especialista em armas dos Serviços de Pesquisa de Armamento, NR Jenzen-Jones, disse: “A Coreia do Norte apoia há muito tempo grupos militantes palestinos”.
Segundo ele, muitas armas norte-coreanas foram fornecidas pelo Irã a grupos militantes, e acredita-se que esta seja a principal forma pela qual os terroristas palestinos passaram a possuir armas norte-coreanas. Mas, ninguém sabe exatamente quantas armas o Hamas possui.
A Casa Branca disse na semana passada que a Coreia do Norte entregou mais de 1.000 contentores de armas à Rússia para a guerra em curso na Ucrânia.
No mês passado, Kim viajou para a Rússia para se encontrar com o presidente Vladimir Putin e visitar locais militares importantes.
Autoridades dos EUA acreditam que Kim tem pedido tecnologia russa sofisticada para impulsionar o seu programa nuclear em troca das armas.