Festa dos Tabernáculos: O que é Sucot e seu significado profético

A escritora judia cristã Avigayil Rivkah explica a importância histórica e contemporânea de Sucot, a Festa dos Tabernáculos.

Fonte: Guiame, com informações do All Israel NewsAtualizado: quarta-feira, 16 de outubro de 2024 às 15:13
Réplica em tamanho real do Tabernáculo israelita em Timna, Israel. (Foto: Domínio público)
Réplica em tamanho real do Tabernáculo israelita em Timna, Israel. (Foto: Domínio público)

A guerra de Israel contra o grupo terrorista Hamas completou um ano em 7 de outubro. Dias depois, o país celebrou Rosh Hashaná, o Ano Novo judaico, seguido por outras festas religiosas, como o Yom Kippur e agora Sucot, a Festa dos Tabernáculos.

Apesar de estar profundamente envolvido na guerra e lutando em sete frentes de batalha, Israel segue observando plenamente os feriados judaicos, como o Sucot, onde Deus ordena que se alegrem, mesmo em um momento de tão profundo luto.

“Quando olhamos para tudo o que Sucot simboliza e aponta nos próximos dias, somos lembrados de como a alegria do Senhor e sua presença conosco nos leva através de tempos de angústia e tristeza, proporcionando nova esperança”, declarou Avigayil Rivkah, escritora e palestrante sobre as raízes judaicas da fé cristã.

Fundo bíblico de Sucot

Sucot, ou a Festa dos Tabernáculos, é reconhecida como a mais importante entre as sete festividades de Israel, sendo frequentemente chamada de “A Festa”.

“É uma celebração alegre que dura uma semana e acontece quatro dias após o Yom Kippur, no dia 15 de Tishrei. Essa festividade recorda o período em que Deus habitou com o povo judeu no deserto e também simboliza a expectativa do tempo em que Deus habitará conosco novamente no reino messiânico”, diz Avigayil.

E continua: “Nós nos reunimos com amigos, familiares e a comunidade maior para comer, beber, ler, orar e nos alegrar com a Sucá (uma morada frágil, construída de forma rudimentar, ordenada por Deus em Levítico 23)”.

Avigayil também conta que essa é a hora de convidar hóspedes, vizinhos e até estranhos para compartilhar uma refeição na sucá para celebrar a provisão e bênção de Deus. E cita a passagem bíblica correspondente:

“E celebrarás a festa das cabines por sete dias, quando tiveres colhido nos produtos da tua eira e do teu presto de vinho. Se regozijares na tua festa, tu, teu filho e tua filha, teu servo e tua serva, o levita, o peregrino, o órfão e a viúva que está nas tuas cidades. Durante sete dias guardareis a festa ao Senhor vosso Deus, no lugar que o Senhor quiser, porque o Senhor vosso Deus vos abençoará em todos os vossos produtos e em toda a obra das vossas mãos, para que sejais alegres completamente” (Deuteronômio 16:13-16).

A escritora diz ainda que sucot é rico em simbolismo messiânico.

“Quando Yeshua, o Messias, veio ao mundo e habitou ou tabernáculo entre nós, foi um cumprimento profético de Sucot”, destaca.

Ela enumera os vários temas dentro da festa:

   - O tempo da nossa alegria

   - O Festival da Dedicação

   - O Festival da Luz

   - O Festival da Ingathering (que simboliza a colheita das bênçãos)

   - O Festival das Nações

A estação da nossa alegria

Avigayil conta que sucot é a época da alegria do povo judeu, porque significa que acabaram de completar uma temporada de arrependimento durante os dias que antecederam a Festa das Trombetas e o Yom Kippur. “É um tempo em que Deus nos ordena que nos alegremos diante dEle!”, afirma.

Ela também traz o simbolismo de cada elemento que compõe a celebração:

“Em Levítico, Deus ordenou ao povo judeu que tomasse o Arba Minim (Quatro Espécies): um etrog (citrino), um lulav (fronde de palme), três hadassim (ramos de murta) e duas aravot (ramos de salgueiro), e se alegrasse diante dele”.

E cita Levítico 23:40:

“E tomarás no primeiro dia o fruto de árvores esplêndidas, ramos de palmeiras e ramos de árvores frondosas e salgueiros do ribeiro, e vos alegrareis perante o Senhor vosso Deus por sete dias.”

O Festival da Dedicação

Sucot também é conhecido como o Festival de Dedicação. Em 1 Reis 8:2 conta como Salomão intencionalmente dedicou o Templo durante o feriado de Sucot, reforçando o significado nacionalista que Sucot já mantinha para os israelitas. Da mesma forma, em Esdras 3:4, o Segundo Templo foi dedicado em Sucot, e em Neemias 8:18, a celebração sobre a conclusão da parede e a leitura pública da Torá termina com uma celebração de Sucot.

O Festival da Luz e Água Viva

Água leve e viva são temas significativos em Sucot. Duas partes importantes do Festival de Sucot no antigo Israel eram a iluminação do templo e a cerimônia de libação da água.

“Os sacerdotes e os levitas desciam ao tribunal das mulheres no templo. Quatro enormes castiçais de ouro, cada um com 50 côvados (cerca de 22 metros de altura), foram criados no pátio. Quatro tigelas de ouro foram colocadas sobre elas e quatro escadas foram colocadas descansando contra cada castiçal. Quatro jovens de descendência sacerdotal subiram ao topo das escadas segurando frascos contendo cerca de 7,5 galões de óleo puro.”

“Eles então despejaram o óleo em cada tigela. A luz que irradiava dessas quatro velas era tão brilhante que iluminava todos os pátios de Jerusalém. O humor era festivo e alegre. Muitos dançavam bem na noite, segurando tochas brilhantes e cantando salmos de louvor a Deus. Jerusalém brilhava como um diamante e sua luz podia ser vista de longe. Essa luz representava a glória de Shekinah que uma vez encheu o templo onde a presença de Deus habitava no Santo dos Santos (1 Reis 8:10-11; Ezequiel 43:5)”, descreve.

Avigayil relata que no último dia do festival, os sacerdotes tiravam água do tanque de Siloé, subiam até o templo através da Porta das Águas e derramam a água sobre o altar. “Isso iniciava as orações agradecendo a Deus pela chuva da colheita de outono”.

Foi neste momento culminante, quando Jerusalém irradiava luz e o povo celebrava com grande alegria, que Yeshua se colocou entre eles e declarou:

“Quem tem sede venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva fluirão de dentro deles.” (João 7:37-38)

E ainda: “Eu sou a luz do mundo”. (João 8:12)

“Foi um momento incrível e inegável de declaração de quem ele era – o Messias! Os líderes religiosos o odiavam por isso, pois o templo era considerado a luz do mundo, e, aos seus olhos, ele estava se elevando a um nível reservado apenas para Deus. E, no entanto, ele era Deus. Em carne”.

O Festival da Colheita

Sucot é uma celebração da colheita agrícola que também simboliza maior colheita espiritual. “Sabemos que, embora a maioria dos líderes religiosos não acreditasse em Yeshua, muitas pessoas acreditavam”, diz a judia cristã.

A cegueira parcial da nação de Israel foi para que a plenitude dos gentios pudesse entrar (Romanos 9-11), mas hoje estamos vendo um grande retorno do povo judeu à fé em seu Messias. Existem milhares de crentes em Israel e centenas de milhares ao redor do mundo. Esse é um número significativo, considerando que os judeus representam apenas 0,2% da população mundial. Dessa forma, outro tema de Sucot é representado – a colheita."

“Nestes últimos dias, Israel continua sendo o povo escolhido de Deus e desempenha um papel importante agora e no futuro, trazendo riquezas para o mundo! (Romanos 11:12-15). É por isso que é tão importante para a igreja e os cristãos orarem pelo povo judeu e cuidarem deles com amor, como a 'raiz que sustenta os ramos' (Romanos 11:18)”, diz Avigayil.

O Festival das Nações

Ela lembra que o profeta Amós foi usado por Deus para declarar sua promessa de levantar a Sucá caída de Davi e reconstruí-la:

“Naquele dia, levantarei o tabernáculo (sukkah) de Davi que caiu, e repararei suas brechas; levantarei suas ruínas e o reconstruirei como nos dias antigos, para que possuam o remanescente de Edom e todas as nações que são chamadas pelo meu nome’, declara o Senhor que faz isso.” (Amós 9:11-12)

No Novo Testamento, lembra a escritora, Tiago, o irmão de Jesus, citou essa passagem quando os primeiros crentes judeus se reuniram em Jerusalém para discutir a queda do Espírito Santo sobre os gentios:

“Depois disto voltarei, e reconstruirei a tenda de Davi que caiu; reconstruirei as suas ruínas, e a restaurarei, para que o restante da humanidade busque ao Senhor, e todos os gentios que são chamados pelo meu nome, diz o Senhor, que faz destas coisas conhecidas desde a antiguidade.” (Atos 15:16-18)

“É uma bela imagem de judeu e gentio, um em Messias, habitando juntos na tenda de Davi ou Sucá”, opina.

Avigayil diz que olhando para o futuro, o tema final de Sucot será cumprido quando os “sobreviventes de todas as nações que atacaram Jerusalém subirão ano após ano para adorar o Rei, o Senhor Todo-Poderoso, e celebrar o Festival dos Tabernáculos”. (Zacarias 14:16)

“Em Israel e ao redor do mundo, este ano, a Festa dos Tabernáculos será agridoce para os judeus, que ainda estão em grande luto todos os dias. Mas para aqueles que conhecem Yeshua, há esperança e alegria na presença de Deus, e a água viva de seu Espírito está disponível para superar o medo, o trauma e a dor”, diz.

E continua: “Yeshua nos disse em João 16:33 que neste mundo teremos problemas, mas ele veio para que tenhamos paz. Ele superou o mundo, e nós também venceremos. Ele prometeu nunca nos deixar ou nos abandonar. Ele prometeu curar nossas feridas e nos refrescar através da água viva de seu espírito. É por isso que ainda podemos nos alegrar!”.

Ela pede que neste Sucot, as pessoas orem para que Deus “derrame sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém o espírito de graça e de súplica”, para que olhem para ele e sejam salvos! (Zacarias 12:10)

E finaliza: “Ore para que Deus conforte e restaure o povo judeu e faça com que eles ganhem vida espiritualmente! Ore para a região do Oriente Médio e todos aqueles ligados pela escuridão para ver a luz de Yeshua!”

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