Um ataque com drone de terroristas Houthis atingiu prédios no centro de Tel Aviv, em Israel, na madrugada de sexta-feira (19). A explosão deixou uma pessoa morta e outras 10 feridas, segundo o The Guardian.
Os serviços de emergência disseram que a explosão ocorreu por volta das 3h15. Moradores do centro de Tel Aviv contaram que foram acordados pelo som de uma forte explosão e outros afirmaram que chegaram a sentir seus prédios tremerem.
“O prédio inteiro tremeu", relatou o morador Alon ao Haaretz. "As janelas dos meus vizinhos se estilhaçaram, então eu tinha certeza de que algo havia atingido o prédio. Só quando saí é que percebi que vários edifícios tinham sido danificados”.
Destroços de vidros quebrados ficaram espalhados pelas ruas da região e um prédio ficou com uma marca da explosão. O local foi isolado por fitas policiais.
"A polícia, juntamente com as forças de emergência e resgate, descobriu um homem de 50 anos em um prédio próximo que foi encontrado morto em seu apartamento com ferimentos de estilhaços em seu corpo", informou a polícia local em comunicado.
Sensação de insegurança
O recente ataque dos Houthis causou uma sensação de insegurança entre os moradores de Tel Aviv. Israel já enfrenta uma ofensiva com drones e foguetes do Hezbollah, na fronteira com o Líbano.
O grupo terrorista tem atacado comunidades israelenses e postos militares ao longo da fronteira quase todos os dias, desde o ataque de 7 de outubro. Além disso, os israelenses ainda convivem com os conflitos na fronteira com a Faixa de Gaza.
Houthis do Iêmen
Os Houthis, um grupo terrorista do Iêmen, reivindicou o ataque com drone, afirmando que sua "força de UAV [veículo aéreo não tripulado]" atacou "um dos alvos importantes na região”.
Recentemente, o grupo, apoiado pelo Irã, realizou uma série de ataques contra navios no Mar Vermelho e no Golfo de Áden, causando uma queda nos negócios no porto de Eilat.
Os terroristas declararam que a ofensiva foi uma resposta aos ataques israelenses na Faixa de Gaza, que iniciaram após o ataque do Hamas a Israel, em 7 de outubro.
Os Houthis fazem parte do grupo político-religioso Ansar Allah, de maioria xiita, que atua no Noroeste do Iêmen.
O slogan dos Houthis é “Morte à América, Morte a Israel, amaldiçoe os Judeus e vitória ao Islã”.
Vale lembrar que a população no Iêmen vive em condições sub-humanas e a nação é considerada o 5º pior lugar do mundo para quem acredita em Jesus por conta da extrema perseguição religiosa, segundo a Lista Mundial da Perseguição 2024 da Missão Portas Abertas.