Um projeto evangelístico de alfabetização com a Bíblia está transformando a realidade de crianças na Ilha do Marajó, uma região marcada pelo pior IDH do Brasil.
A iniciativa é promovida pelo Instituto Akachi no município de Portel: “Na última semana, iniciamos um projeto bem especial na Ilha do Marajó com nossas crianças: alfabetização com a Bíblia”, disse Gabriel Marques, líder do instituto, no Instagram.
Segundo Gabriel, o projeto enfrenta alguns dados desafiadores em relação à alfabetização de crianças na região.
“36% das mães das nossas crianças têm apenas o fundamental completo; 48,9% dos pais têm apenas o fundamental completo; e 59% dos nossos alunos são analfabetos, semianalfabetos ou analfabetos funcionais”, destacou o líder.
Semianalfabetos são crianças que reconhecem letras e até escrevem palavras, mas ainda não conseguem ler ou escrever com fluência. Já os analfabetos funcionais sabem ler e escrever frases simples, mas têm dificuldade de compreender textos e usar a leitura e a escrita no dia a dia.
Ver essa foto no Instagram
“Estamos lutando para mudar essa realidade para as crianças de hoje e para que a próxima geração dessa região tenha pais que tiveram mais oportunidades e pessoas que decidiram amá-los e investir neles”, afirmou Gabriel.
Enquanto busca romper com o analfabetismo na região com o pior IDH do Brasil, ele declarou: “Estamos avançando”.
Em um vídeo, as crianças aparecem em sala de aula aprendendo a Bíblia e desenvolvendo a leitura e escrita. Antes da aula, a professora conduz os alunos em oração e, após o término, eles lancham.
Kaique Sousa, um dos professores esportivos do instituto, testemunhou: “Deus está transformando a história desse lugar! Isso é reforma!”.
Instituto Akachi
O Instituto Akachi é uma instituição social sem fins lucrativos, cuja missão é levar o impacto socioeducacional e promover o desenvolvimento integral da criança e do adolescente expostos a situações de vulnerabilidade social.
A organização atua tanto no Vale do Ribeira, em São Paulo, como na Ilha de Marajó, no estado do Pará.
Em SP, o ministério realiza suas ações no Vale do Ribeira no contraturno escolar e inclui treinos de futebol, dinâmicas de liderança e cidadania com base bíblica, além da alimentação nutritiva que todos os alunos recebem.
Já no Pará, o instituto atua com ações diretas de proteção e cuidado às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, vítimas de exploração sexual, violência e abuso.
Além disso, inauguraram uma quadra poliesportiva no local, promovendo atividades de esporte, lazer e desenvolvimento social.
“Seguimos avançando com as iniciativas em nossa base, fortalecendo a presença do Instituto Akachi na região e ampliando o impacto das nossas ações”, informou o site.