
Há 16 anos servindo na Indonésia, um casal de missionários tem levado esperança a estudantes muçulmanos por meio de aulas de inglês que também incluem estudos bíblicos e ações evangelísticas.
Jamie e sua esposa, Tasha, servem no ministério estudantil Chi Alpha, onde fornecem esperança por meio de aulas de inglês em Yogyakarta, o polo educacional da Indonésia.
Com mais de 17.500 ilhas e mais de 280 milhões de habitantes, a Indonésia é o quarto país mais populoso do mundo, onde 70% da população não foi alcançada pelo Evangelho. Aproximadamente 220 milhões de indonésios seguem o islamismo. Mas, nesse país de maioria muçulmana, a mudança está começando com a próxima geração.
“Acreditamos que, ao alcançarmos a próxima geração, a Indonésia será o primeiro país de maioria muçulmana a se converter a Cristo”, afirmou Jamie Kemp à AG News.
E continuou: “Acreditamos que, se conseguirmos alcançar os jovens, especialmente os universitários, poderemos ver uma mudança substancial na Indonésia. Poderemos presenciar uma transformação cultural completa. Há esperança, e essa esperança reside na próxima geração”.
‘Jesus é uma figura mística’
Jamie contou que foi vocacionado por Deus enquanto estava na faculdade: “Eu senti Ele falando ao meu coração: 'Jamie, se você estiver disposto a ir, eu estou disposto a enviá-lo'. Daquele momento em diante, eu concentrei minha vida em me preparar para missões”.
Depois de servir como pastor de jovens por vários anos, Deus abriu as portas para que Jamie e Tasha se tornassem missionários na Indonésia.
“Descobrimos que jovens de 18 a 25 anos estão abertos ao Evangelho. Eles nunca conheceram um cristão ou viram uma Bíblia. Para eles, Jesus é uma figura mística. Eles não têm um lugar seguro para falar sobre Cristo. Não existe um ministério universitário muçulmano onde eles possam ir e tirar dúvidas sobre a sua fé”, explicou ele.
Para se aproximar dos universitários, a equipe realiza caminhadas de oração e convida interessados a participar de suas atividades. Os estudos bíblicos semanais se tornaram o foco do trabalho e chegam a reunir, em média, 100 estudantes muçulmanos.
Para muitos estudantes, o início da vida adulta é a primeira vez em que buscam compreender sua fé e os motivos de suas crenças. Por isso, os encontros incluem uma breve mensagem sobre Jesus, seguida de discussões em pequenos grupos, onde os alunos podem fazer perguntas e compartilhar suas perspectivas.
“Muitos estudantes tiveram uma visão ou sonho com Jesus quando crianças ou adolescentes, mas não tinham como falar sobre isso. Então, nossa oração e objetivo são sempre manter nossa atenção na espiritualidade”, relatou Jamie.
“Leva cerca de dois anos para um muçulmano se converter. Uma vez que os introduzimos ao estudo bíblico, instalamos o aplicativo da Bíblia em seus celulares, e se pudermos discipulá-los por dois anos, é uma questão de tempo para que se convertam”, acrescentou.
‘Vejo Jesus’
Lilly está entre os muitos alunos impactados pelo ministério dos Kemp. Jamie a convidou, e ela passou a frequentar os estudos bíblicos, fazendo perguntas, buscando aprender mais sobre Jesus e fazendo novas amizades.
Após refletir sobre a passagem de Romanos 10:13, que diz: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”, Lilly hesitou em aceitar Jesus, temendo a perseguição da família.
Porém, uma semana depois, ela relatou: “Toda vez que oro a Alá, tudo o que consigo ver é Jesus”.
E Jamie respondeu: “Lilly, Jesus está te chamando. Você é como a ovelha perdida. Jesus está tentando te encontrar”.
Naquela noite, ela aceitou Jesus. Assim como Lilly, jovens em toda a Indonésia estão se rendendo ao Senhor.
![]()
Muitos universitários estão sendo alcançados pelo trabalho do ministério. (Foto: Reprodução/Facebook/Chi Alpha Campus Ministries, USA)
Grupos de ministérios universitários ligados a igrejas locais continuam crescendo em toda a Indonésia. O avanço reflete o interesse de estudantes em conhecer Jesus, o empenho das igrejas em alcançá-los e a atuação do Espírito Santo em corações que ainda não haviam confessado Cristo.
“O objetivo é mobilizar estudantes que, por sua vez, façam discípulos, que levem à formação de pequenos grupos e, com sorte, os integrem ao contexto da igreja local”, disse Jamie.
Através do ministério Chi Alpha, liderado por Jamie e Tasha, eles testemunharam que mais de mil estudantes universitários muçulmanos de todo o país se reúnem semanalmente para os encontros. Embora o evangelho tenha impactado inúmeras vidas na Indonésia, ainda há trabalho a ser feito.
Segundo o ministério, por meio do Chi Alpha, mais de mil universitários muçulmanos em diferentes regiões da Indonésia participam semanalmente de encontros cristãos. Em 2025, a iniciativa esteve envolvida na abertura de 40 novos ministérios em campi e no treinamento de 400 missionários universitários. Atualmente, 187 igrejas da Indonésia atuam com ministério estudantil, e a meta é chegar a 250 até 2027.
“Sentimos que é tempo de colheita aqui na Indonésia. A colheita está pronta, mas os trabalhadores são poucos. Se conseguirmos mais trabalhadores, teremos uma colheita maior”, disse Jamie sobre a necessidade de mais líderes capacitados à medida que o trabalho continua dando frutos.
![]()
O país está vivendo um novo momento espiritual impulsionado pela nova geração. (Foto: Reprodução/Facebook/Chi Alpha Campus Ministries, USA)
Em julho de 2026, Jamie e Tasha se tornarão pastores de uma igreja internacional em Jacarta, mas continuarão atuando no Chi Alpha Indonésia. Para eles, o que está acontecendo entre os universitários marca um novo momento espiritual no país, impulsionado pela nova geração.
“O quarto país mais populoso do mundo — uma nação cativa pela incredulidade — está se transformando lentamente em uma nação conquistada para Cristo. À medida que mais pastores, líderes e estudantes são treinados, mais universitários estão formando um relacionamento com Cristo. A mudança está no horizonte da Indonésia, conforme o clima espiritual se transforma de perdido para encontrado pelas mãos da próxima geração”, concluiu.
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições