Eletricidade é cortada durante culto doméstico e cristãos são presos no Vietnã

Os membros de uma congregação estavam reunidos numa casa quando foram interrompidos por policiais.

Fonte: Guiame, com informações de Portas AbertasAtualizado: sexta-feira, 10 de outubro de 2025 às 14:39
Imagem ilustrativa. (Foto: Reprodução/YouTube/Open Doors South Africa).
Imagem ilustrativa. (Foto: Reprodução/YouTube/Open Doors South Africa).

Um culto doméstico foi interrompido após a eletricidade ser cortada e membros serem presos, recentemente, no Vietnã.

Segundo a Missão Portas Abertas, membros de uma congregação estavam reunidos em uma casa quando a luz foi cortada sem aviso prévio.

Cerca de 20 pessoas, incluindo crianças, estavam na residência cultuando discretamente. Assim que a energia caiu, policiais entraram no local e exigiram que o culto fosse encerrado.

O líder cristão que estava pregando naquela noite relatou que três cristãos foram levados para a delegacia pelos oficiais.

Outro líder foi até a delegacia para tentar conversar com as autoridades, mas foi barrado de entrar.

A polícia local ainda não informou o motivo do desligamento da energia e da prisão dos três cristãos.

Em vídeo compartilhado no Facebook, os membros da igreja afirmaram que as autoridades fizeram perguntas sobre suas casas, em uma tentativa de reprimir cultos domésticos.

O líder da igreja local pediu orações pelos cristãos no Vietnã, que enfrentam perseguição. 

Perseguição no Vietnã

Conforme a missão Portas Abertas, nas áreas mais remotas do Vietnã, os moradores seguem religiões étnico-animistas tradicionais, e a perseguição contra qualquer um que se torne cristão é alarmante. Eles podem ter a casa destruída e serem expulsos da comunidade. 

As autoridades locais proíbem reuniões cristãs, evangelismo e estudos bíblicos. Além de interromper cultos nas igrejas, elas têm o poder de deter, ameaçar, multar e até prender líderes cristãos, ordenando que parem de falar sobre Jesus.

A repressão é ainda mais intensa contra cristãos de minorias étnicas, como os hmong. O Vietnã é o 44º país na Lista Mundial da Perseguição 2025 da Portas Abertas. 

No país, mulheres cristãs, especialmente as convertidas de origem tribal, frequentemente, enfrentam pressão em casa para negar a fé. Elas podem ser forçadas a se casar cedo e, quando casadas, enfrentam opressão, violência, ameaça de divórcio e agressão sexual.

Mulheres e meninas cristãs também são alvos de tráfico para a China, junto com mulheres de outras minorias étnicas e religiosas. 

Já os homens podem enfrentar discriminação, assédio e interferência no local de trabalho, até mesmo perder o emprego. Tal tratamento enfraquece as famílias financeiramente e prejudica sua posição na sociedade.

Se um homem for líder de uma igreja, sua prisão ou desaparecimento pode afetar profundamente a comunidade, levando até mesmo ao fechamento da igreja.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições