A Igreja Unida de Cristo (UCC), nos Estados Unidos, pagou mais de 100 milhões de dólares em dívidas médicas para famílias em todo o país. Um grande alívio para milhares de americanos em um país que não possui sistema de saúde pública.
Na segunda-feira (14), a denominação anunciou que quitou 33 milhões de dólares em dívidas de pacientes no estado de Buckeye, alcançando um total de US$ 104 milhões de débitos cancelados pela igreja em dois anos.
As 10.757 famílias beneficiadas receberam cartas, informando que sua dívida médica havia sido liquidada. As cartas com a boa notícia diziam: "Os fundos que aboliram esta dívida foram generosamente fornecidos pela Igreja Unida de Cristo. Não importa quem você é ou onde você está na jornada da vida, você é bem-vindo em nossas igrejas. Você é amado por Deus e por sua dívida foi perdoado”.
Um dos destinatários, identificado como Chris A, não acreditou na boa ação no primeiro momento. "Para ser honesto, eu pensei que era uma farsa. Ninguém faz isso. Você nunca ouve falar sobre isso acontecer”, disse.
"Sempre que alguém diz algo para você, você tem que perguntar qual é o seu ângulo. Bem, eu não consegui encontrar o seu ângulo. Eu tive que parar de ser tão cínico. Fiquei muito feliz e chocado que alguém pudesse fazer algo tão bom para mim”, concluiu.
Campanha de ajuda
A ação social da Igreja Unida de Cristo faz parte de uma campanha interdenominacional, em parceria com a RIP Medical Debt, uma organização sem fins lucrativos sediada em Nova York, que usa doações para quitar a dívida médica astronômica de milhares de americanos. Em sua última ação, a igreja doou 200 mil dólares para comprar os débitos.
A iniciativa de assistência médica da UCC começou em 2019, quando, em parceria com a Trinity United Church of Christ e sete igrejas batistas da região de Chicago, passaram a comprar dívidas médicas de moradores, através do RIP.
Com o dinheiro arrecadado, a ONG compra dívidas médicas por centavos de dólar por meio do sistema de cobrança e perdoa a dívida para que os endividados não incorram em despesas.
A RIP Medical Debt está estendendo sua parceria por diversas denominações em todo os EUA. A meta atual da organização é levantar US$ 5 milhões para pagar cerca de 500 milhões de dólares em dívidas médicas.
“Nos tempos atuais, repletos de discórdia e polarização, este ato de amor demonstra que somos uma nação de pessoas que se preocupam com seus compatriotas. O amor de Jesus Cristo não conheceu limites", afirma o site da RIP.