Ana Paula Valadão critica métodos de hipnose no louvor: "Não é adoração racional"

A líder de louvor condenou o uso de Programação Neurolinguística na adoração e exortou a nova geração de adoradores a aprender com líderes mais velhos.

Fonte: Guiame, com informações de Podcast Dunamis HangoutAtualizado: quarta-feira, 24 de setembro de 2025 às 19:09
Ana Paula Valadão condenou o uso de Programação Neurolinguística no louvor. (Foto: Reprodução/YouTube/Dunamis Movement).
Ana Paula Valadão condenou o uso de Programação Neurolinguística no louvor. (Foto: Reprodução/YouTube/Dunamis Movement).

A cantora Ana Paula Valadão criticou os métodos de hipnose usados durante o momento de louvor em algumas igrejas.

Durante participação no podcast Dunamis Hangout, Ana, que lidera o grupo Diante do Trono há décadas, falou sobre a importância de cantar a Bíblia e manter uma adoração genuína nos dias atuais.

“Quando eu vejo compositores hoje intencionalmente declarando a Palavra, cantando a Palavra, eu falo: ‘É isso, vai lá!’. A Palavra não volta vazia, tem um efeito transformador”, comentou.

Segundo a cantora, existem dois extremos que os cristãos podem cair. O primeiro extremo é não permitir nenhuma expressão na adoração.

“Há pessoas que acreditam que não devem se expressar muito nos cultos, porque não entendem o poder espiritual das palmas, dos brados, dessa espontaneidade”, afirmou.

“Vira uma prisão, é tirar as armas da Igreja. Nós somos esses guerreiros da adoração profética, dos decretos de Deus”.

Programação Neurolinguística

O segundo extremo é usar recursos para hipnotizar as pessoas criando um ambiente emocionalista no culto, através de medleys e músicas em alta.

“Tem muito worship hoje nas igrejas, principalmente franquias, que são métodos ensinados de uma liturgia toda cronometrada. Programação Neurolinguística (PNL) com uso de luzes e técnicas para hipnotizar as pessoas”, condenou Valadão.

“Até o prelúdio (introdução musical), que num certo momento é inspirador para ter um momento de introspecção e oração, eles fazem um prelúdio de programação neurolinguística. Tudo hype, aquilo faz a pessoa nem pensar mais”.

A líder de louvor ressaltou que louvar com métodos de hipnose não é prestar um culto a Deus de forma racional, como orienta a Bíblia.

“Não é um culto nem racional nem espiritual. E nós somos chamados pelo apóstolo Paulo a entregar os dois. Nós temos que entregar os dois, o culto racional e o culto espiritual, que é cantar com a minha mente, com o meu espírito”, lembrou.

 

Ana Paula Valadão ainda incentivou a nova geração de adoradores a aprender com os líderes mais velhos para não cometer os mesmos erros da geração passada.

“Ouça os mais velhos que permaneceram, porque só permanece quem constrói num fundamento sólido”, aconselhou.

“O profeta Malaquias falou dessa conversão de ambos corações, dos pais aos filhos e dos filhos aos pais. Temos que viver esse avivamento, que é realmente esse encontro das gerações. É algo que só o Espírito Santo pode fazer”, acrescentou.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições