Com o rápido avanço da tecnologia e do trabalho de tradução, o fundador do aplicativo YouVersion prevê que 95% da população global poderá ter acesso a uma Bíblia completa em 2033.
O YouVersion, plataforma gratuita de Bíblias, fez parceria com a IllumiNations, uma aliança de organizações parceiras de tradução da Bíblia, para apoiar o amplo projeto que visa também a tradução do Novo Testamento para 99,9% da população mundial até a mesma data.
Bobby Gruenewald, da YouVersion, disse ao Premier Christian News que as dificuldades com a tradução têm sido uma barreira histórica. “Existem muitas línguas faladas no mundo que as pessoas não fazem nem ideia. São bem mais de 6.000 línguas”, explica.
“Ainda há muitas pessoas e milhares de línguas que não têm acesso às Escrituras em seu idioma nativo. Eles podem falar outra língua, mas não é a língua nativa, a língua que falavam quando eram novos. Então, estamos muito entusiasmados em fazer parte de um esforço para mudar isso e tornar essa realidade diferente daqui para frente”, acrescenta.
Novas metodologias e tecnologias estão ajudando na aceleração da tradução da Bíblia. Além disso, segundo Gruenewald, um esforço colaborativo tem acelerado o ritmo de tornar a Bíblia acessível em todo o mundo.
“Os doadores se reuniram para dizer que vão apoiar este esforço coletivo que está acontecendo. Com isso, junto com novas metodologias e tecnologias que aumentaram a velocidade da tradução da Bíblia, achamos que é possível até 2033 ver a palavra de Deus traduzida para 100% dos idiomas, ver o Novo Testamento disponível em 99,96% dos idiomas disponíveis, e a Bíblia inteira traduzida em 95% dos idiomas”, prevê Gruenewald.
“Esse é um objetivo que parecia impossível”, continua. “A maioria das pessoas pensava que levaria pelo menos mais 100 ou 200 anos no ritmo que estávamos indo, mas houve uma rápida aceleração e ainda há muito trabalho pela frente, mas definitivamente há esperança e uma sensação de que isso é possível em 2033.”
O aplicativo da Bíblia YouVersion teve seu maior crescimento durante a pandemia — muito disso se deve ao conteúdo em vídeo, um de seus recursos mais populares. “Vimos cerca de 500% de crescimento ano após ano”, disse Gruenewald.