Cristãos de uma igreja nos Estados Unidos ajudaram a encontrar uma mulher com demência que desapareceu no Condado de Wilkes, um dos 100 condados da Carolina do Norte.
Patricia Dvorak da Springfield Baptist Church planejou um evento evangelístico por meses. Ela e outros membros da congregação prepararam materiais para entregar durante a ação.
Porém, no dia 4 de agosto, quando chegou na igreja, precisou direcionar a atividade para um objetivo diferente.
“Ainda vamos entregar nossos pacotes. Acabamos servindo de uma forma que não planejamos”, disse ela à Baptist Press.
Uma mulher com demência que mora com o filho ao lado da igreja saiu de casa e não havia retornado até aquele momento. Quando o filho notou que a mãe tinha sumido, chamou outros membros da família para procurar.
Depois de não conseguiram encontrá-la, os familiares chamaram as autoridades locais para ajudar na busca.
Gary Stanley, pastor de Springfield, ouviu sobre a busca pela mulher desaparecida durante a escola dominical. Após terminar a lição, ele e o diretor da escola dominical revistaram a propriedade da igreja, e também não a encontraram.
“A mensagem do livro de Daniel era sobre servir continuamente, e foi incrível como isso se encaixava com tudo o que estávamos vivenciando. Ali estava nossa oportunidade”, disse o pastor.
No final do culto, ele orou para que a mulher desaparecida fosse encontrada com segurança e rapidez e para que todos os voluntários permanecessem seguros enquanto faziam a busca.
Envolvimento da igreja
Após o término do culto, o estacionamento da igreja estava cheio de caminhões de bombeiro, viaturas policiais e carros de voluntários.
Alguns membros, que já estavam ajudando a procurar a mulher desaparecida, viram a necessidade de um lugar para os voluntários darem uma pausa do calor.
Então, voltaram ao prédio da igreja para começar a montar um centro de comando com a ajuda de Dvorak e Stanley.
Lá, eles forneceram lanches, água gelada e um salão com ar-condicionado para o descanso dos envolvidos.
Membros da “Walnut Grove Baptist”, uma igreja vizinha, ouviram sobre o ocorrido e levaram lanches para reabastecer os voluntários da Springfield enquanto eles continuavam a busca.
Horas depois, a mulher desaparecida foi encontrada parada em um riacho no fundo de um barranco íngreme a cerca de dois quilômetros da igreja.
De acordo com a Baptist Press, os voluntários não têm ideia de como ela chegou até o local ilesa, mas afirmaram que ficar parada no riacho “provavelmente evitou que sua condição física piorasse”.
Após o resgate, a mulher foi então levada a um hospital próximo a região para tratar de alguns arranhões e hematomas leves.
“Ficamos tão aliviados que ela estava bem. Se isso tivesse acontecido em qualquer outro dia que não domingo, ninguém estaria aqui na igreja. Foi uma coisa de Deus nós estarmos lá”, concluiu Dvorak.