Ex-médiuns alertam cristãos contra tratamentos médicos com base no ocultismo

Jenn Nizza e Marcia Montenegro refletiram sobre tratamentos médicos com base na Nova Era e em meditações hindus.

Fonte: Guiame, com informações de The Christian PostAtualizado: quarta-feira, 17 de setembro de 2025 às 20:06
Imagem Ilustrativa. (Foto: Unsplash/sidath vimukthi)
Imagem Ilustrativa. (Foto: Unsplash/sidath vimukthi)

Ex-médiuns que abandonaram o ocultismo para seguir Jesus estão alertando os cristãos contra tratamentos médicos com base no ocultismo nos Estados Unidos.

Jenn Nizza, apresentadora do programa “Ex-Psychic Saved” (“Ex-Médium Salva”), refletiu sobre as técnicas utilizadas pelo psiquiatra americano Daniel Amen e alertou os cristãos para que sejam “cautelosos com seus populares tratamentos de tomografia cerebral, livros e influências espirituais”.

Em um episódio recente, Jenn deu continuidade à série ‘Médicos Famosos da TV Expostos' e convidou a ex-astróloga e fundadora da “Christian Answers for the New Age” (“Respostas Cristãs para a Nova Era”), Marcia Montenegro.

Marcia alertou que o trabalho de Daniel é marcado por uma “espiritualidade perturbadora da Nova Era”, desde práticas de meditação hindu até o envolvimento com ensinamentos sexuais tântricos.

“A questão é que a Nova Era lhe dá uma certa visão de mundo do corpo e da saúde que está completamente equivocada, e que é, na verdade, espiritual”, explicou ela. 

“Quando você descobre o que o Dr. Amen faz, mesmo que você ache que ele seja um bom médico, talvez não queira consultá-lo”, acrescentou.

‘Espiritualidade que não vem de Deus’

No programa, Jenn compartilhou que teve uma experiência com o trabalho de Daniel depois que um conhecido cristão recomendou que ela levasse sua mãe, que tem demência, às Clínicas Amen. 

Ela ficou imediatamente impressionada com um vídeo do médico examinando uma médium, enquanto ela realizava uma leitura:

"Eu não conseguia acreditar que ele sequer cogitasse isso. Será que ele estava tentando mostrar algum tipo de base científica para a mediunidade psíquica?".

Segundo Marcia, “os controversos exames cerebrais de Daniel não são endossados ​​por nenhuma grande associação médica ou psiquiátrica”. 

Nesse momento, elas destacaram o livro best-seller de Daniel, “Making a Good Brain Great” (“Tornando um bom cérebro ótimo”), no qual ele recomenda a prática hindu da meditação kirtan kriya, que consiste em cantar mantras em repetição enquanto se faz gestos com os dedos e exercícios de respiração, com o objetivo de induzir concentração e alterar o estado mental.

Marcia explicou que a prática consiste em repetir sílabas que, segundo seus praticantes, simbolizam o ciclo de nascimento, vida, morte e renascimento. Apesar de aparentar ser algo inofensivo, ela ressaltou que se trata de um exercício espiritual ligado ao hinduísmo e, por isso, considerado incompatível com o cristianismo.

"Você está se envolvendo em uma prática hindu baseada na visão espiritual desses sons. Você está se abrindo para uma espiritualidade que não vem de Deus", afirmou ela.

‘Falsificação espiritual’

Jenn e Marcia também destacaram a colaboração de Daniel em uma série de CDs sobre sexo tântrico com um especialista na prática, que se inspira no misticismo hindu e budista. 

Marcia, que praticou técnicas semelhantes durante seu tempo na Nova Era, descreveu isso como uma “falsificação espiritual”.

Além disso, elas alertaram que os livros de autoajuda de Daniel podem ser “especialmente perigosos porque parecem práticos e científicos”, mas estão enraizados em ideias que contradizem a Bíblia.

“É fácil esquecer que algo que parece realmente bom e útil pode ser ruim. Na maioria dos casos, o perigo vem de coisas que parecem boas e úteis, mas na verdade não são”, disse Marcia.

A dupla enfatizou que o objetivo da conversa não é rejeitar médicos de diferentes origens religiosas, mas sim destacar como diferentes visões de mundo podem influenciar o tipo de aconselhamento médico que oferecem.

“Quando você lida com alguém que adere à Nova Era, isso abrange todo o seu sistema de crenças. Você não pode pegar uma parte e deixar o resto”, declarou Marcia.

Ela acrescentou que a espiritualidade da Nova Era é particularmente agressiva em sua influência cultural, muitas vezes entrando por meio de tendências de saúde e bem-estar.

“A Nova Era em nossa cultura atualmente é uma das espiritualidades mais agressivas e predatórias que existem, porque se tornou tão popular e parece tão útil e boa”, explicou ela.

Por fim, Jenn pediu aos cristãos que permanecessem atentos a práticas que podem parecer benéficas à primeira vista, mas que, no fim das contas, minam sua fé. 

“Como cristãos, podemos ser enganados com muita facilidade. Quando algo parece bom, nossa inclinação é simplesmente pensar que é bom. Mas a Bíblia diz o contrário, precisamos avaliar”.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições