O pastor e autor de best-sellers Max Lucado compartilhou suas lutas passadas contra o alcoolismo, revelando que houve um tempo em que ele dependia da substância para controlar o estresse e lidar com um “mundo enlouquecido”.
Em seu mais recente livro, intitulado "God Never Gives Up on You" ("Deus Nunca Desiste de Você", em tradução livre), Lucado escreveu que, à medida que as pressões de seu ministério aumentavam, costumava fazer viagens discretas do outro lado da cidade para comprar cerveja escondido.
"A equipe precisava de mim. O púlpito precisava de mim. A editora contava comigo. O mundo inteiro estava olhando para mim", escreveu ele em trecho publicado pela Fox News.
"Então, fiz o que veio naturalmente. Comecei a beber. Não publicamente. Eu era o cara como o que você vê na loja de conveniência, que compra uma lata grande de cerveja, esconde em um saco e pressiona contra a coxa para que ninguém o vê enquanto ele sai correndo porta afora”, contou o líder da Igreja Oak Hills em San Antonio, no Texas.
“Minha loja preferida ficava do outro lado da cidade para que eu não fosse visto. Eu me sentava no carro, tirava a lata do saco e bebia o líquido até que demorasse atenuar as duras demandas da época. Era assim que o 'Pastor da América' estava lidando com seu mundo enlouquecido”, contou sobre si.
‘Conflito espiritual’
No auge de suas dificuldades, Lucado diz que teve uma experiência com uma mensagem que Deus colocou em seu coração, enquanto se encontrava em um estacionamento:
"Sinceramente, Max? Se você tem tudo sob controle, se está no comando dessa situação, então por que se encontra escondido em um estacionamento, bebendo uma cerveja escondida em um saco de papel pardo?"
Assim como Jacó lutou com Deus em Gênesis 32, Lucado compartilhou que se sentiu em um conflito espiritual com Deus naquele estacionamento.
"Confessei minha hipocrisia aos nossos presbíteros, e eles fizeram o que os bons pastores fazem. Eles me cobriram com oração e elaboraram um plano para me ajudar a lidar com as demandas. Admiti minha luta para a congregação e, ao fazê-lo, ativei cerca de uma dúzia de conversas. com membros que lutaram contra a mesma tentação”, disse.
E continua: “Deus me encontrou lá naquele dia. Ele também me deu um novo nome. Não Israel [como Jacó foi dado]. Esse já foi levado. Mas 'perdoado'. E estou feliz em usá-lo."
Espírito Santo
Em uma entrevista de 2022, concedida ao The Christian Post, Lucado contou como ele confia no poder do Espírito Santo quando enfrenta estresse.
“Somos um povo desgastado, esgotado ou absolutamente exausto”, disse ele, citando estatísticas que revelam que 84% dos americanos se sentem estressados pelo menos um dia de uma semana normal.
“Isso significa que quase nove em cada dez pessoas que você vê andando na rua sentem estresse. Não é assim que devemos viver. reuniões de incentivo, minhas palestras de automotivação, que eles não estão me ajudando. Preciso de ajuda de fora, ajuda de cima”, disse ele.
Aneurisma
Em 2021, o autor do best-seller foi diagnosticado com aneurisma da aorta ascendente. Ele compartilhou que após o diagnóstico, ele “realmente caiu em uma espiral descendente” em termos de ansiedade.
Em 2021, o autor do best-seller foi diagnosticado com um aneurisma da aorta ascendente. Lucado relatou que após receber o diagnóstico, ele “realmente caiu em uma espiral descendente” em termos de ansiedade.
Poucos dias após o diagnóstico, ele disse que sentiu uma mudança:
“Eu realmente senti, de uma forma sobrenatural, uma manhã… senti que isso melhorou”, disse ele ao CP.
"Eu realmente fiz isso, simplesmente levantei. E não é que eu tenha sido curado, porque não estou, mas o medo ou a ansiedade foram dissipados. E atribuo isso ao Espírito Santo. Busquei oração e recebi oração, e então posso dizer agora honestamente que não vivo com medo disso."
Provações
O pastor observou que muitas vezes há um equívoco comum de que os cristãos não enfrentarão provações, sejam elas de natureza relacional, mental ou física.
No entanto, Lucado enfatizou que "isso simplesmente não é verdade neste mundo", e é por isso que a presença do Espírito Santo é tão essencial e desejada.
“Jesus não disse: 'Neste mundo, algumas pessoas passam por tribulações.' ‘Neste mundo, você terá tribulações’”, afirma Lucado.
“Mas então Ele disse: 'Tenha bom ânimo, porque eu venci o mundo'. Portanto, seja o que for que você esteja enfrentando, Cristo já superou e irá ajudá-lo à medida que você avança.”
“Não acredite nessa mentira que diz que se você fosse um cristão melhor, não teria essas lutas”, enfatizou.
“O fato é que, às vezes, o fato de você ser cristão cria essas lutas porque o diabo vê você como um candidato para seu ataque.”