O pastor Drummond Lacerda, da Igreja Batista da Lagoinha, morreu em Belo Horizonte (MG) nesta terça-feira (31) aos 38 anos, vítima de complicações provocadas pela Covid-19.
Segundo informações de sua esposa, a pastora Raquel Cabral, nesta manhã Drummond teve embolia pulmonar, parada cardíaca e foi trocado de ECMO, para um equipamento que fazia a função artificial não só do pulmão, mas também do coração.
Drummond foi internado no Hospital Belo Horizonte no dia 14 de agosto com 50% do pulmão comprometido pela Covid-19, sendo intubado dois dias depois. No dia 20 de agosto, ele foi colocado em posição prona, de barriga para baixo, para combater o desconforto respiratório.
Ele chegou a usar diminuir a carga de oxigênio para 40% na posição prona, mas passou a precisar de mais oxigênio com a barriga para cima. Com a falta de respostas ao tratamento, os médicos indicaram o uso da ECMO, máquina que fornece oxigênio para o corpo.
No dia 24 de agosto, uma campanha de arrecadação começou nas redes sociais para pagar o tratamento com ECMO. Em 3 horas, as doações chegaram a 150 mil reais e bateu a meta de R$ 280 mil no mesmo dia.
Na quarta-feira passada, 25 de agosto, Drummond iniciou a terapia com ECMO e chegou a apresentar melhoras. No dia 27, iniciou hemodiálise para ajudar na função renal e passou pela traqueostomia, mas precisou voltar a ser mantido sedado.
Drummond era pastor, escritor e conferencista do Ministério Vento no Fogo. Além de pastor, ele era professor no Seminário Teológico Carisma da Igreja Batista da Lagoinha e em outros seminários. Ele deixa sua esposa, Raquel, e sua filha, Laís, de 11 meses.
Nós, da equipe do Portal Guiame, lamentamos a morte do pastor Drummond e oramos pelo consolo de Deus aos familiares e amigos.