'Não religiosos' diminuem pela primeira vez desde 2016, segundo estudo nos EUA

A Pew Research diz que “os resultados idênticos que encontramos em 3 dos últimos 5 anos são um sinal de estabilidade no tamanho desta população”.

Fonte: Guiame, com informações da Fox NewsAtualizado: sexta-feira, 26 de janeiro de 2024 às 14:05
Pesquisa foi realizada pela Pew Research. (Foto ilustrativa: Unsplash/Naassom Azevedo)
Pesquisa foi realizada pela Pew Research. (Foto ilustrativa: Unsplash/Naassom Azevedo)

Pela primeira vez em anos, o número de residentes nos EUA sem qualquer afiliação religiosa diminuiu, de acordo com um novo estudo.

Na quarta-feira (24), a Pew Research publicou um relatório que revela que a parcela de americanos sem filiação religiosa, frequentemente referida como "nenhum", diminuiu para 28%.

“Os resultados idênticos que encontramos em três dos últimos cinco anos são um sinal de estabilidade no tamanho desta população”, disse a Pew sobre as descobertas.

“Ao mesmo tempo, em dois dos últimos cinco anos, obtivemos leituras superiores a 28%.”

As descobertas indicam uma ruptura nas tendências observadas nos relatórios anteriores da Pew, que registravam um aumento constante no número de pessoas identificadas como "nenhum".

Tendências

A tendência de desfiliação religiosa tem sido consistentemente crescente desde que a Pew começou a monitorar os dados em 2007.

Em 2015, a proporção de pessoas sem filiação religiosa se aproximou dos 25%, antes de sofrer uma leve queda em 2016.

Isso foi sucedido por uma correção de curso que continuou a aumentar até o ano passado. Em 2021, cerca de 29% dos entrevistados se identificaram como "nenhum". Já em 2022, o número de pessoas sem filiação religiosa atingiu o pico de 31%.

As novas descobertas da Pew indicam uma queda de 3% até 2023.

Mais dados

O think tank relata que os dados por si só são insuficientes para determinar se a desfiliação religiosa se estabilizou ou se representa uma anomalia em sua metodologia.

"Embora seja possível que os 'nenhum' tenham se estabilizado, também é possível que o crescimento deles tenha continuado, mas a um ritmo gradual que é difícil de perceber nos dados devido às flutuações naturais que podem ocorrer nas estimativas de pesquisas", escreveu a Pew sobre as descobertas de 2023.

"A Pew Research Center continuará monitorando os 'nenhuns' religiosos," escreveu o think tank. "Em breve, com mais dados em mãos, estaremos em uma posição melhor para avaliar se a estimativa de 2023 representou um ponto de virada para os 'nenhuns' ou foi apenas um evento pontual no caminho para um crescimento contínuo."

Os entrevistados sem afiliação religiosa não compartilhavam crenças uniformes, e não eram claramente identificados como ateus ou agnósticos.

Muitos dos que se identificam como "nenhum" relataram possuir um senso de espiritualidade ou crença em Deus, no entanto, não consideravam a afiliação religiosa como necessária, benéfica ou a escolha certa para eles.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições