A batalha vivida por um jovem casal nos Estados Unidos se tornou uma inspiradora história de amor e fé. O noivo, que lutava contra um câncer no cérebro e na coluna, foi declarado livre da doença quatro meses depois de se casar em um hospital.
A cabeleireira Madison Stroup, de 24 anos, e o agente de seguros Zach Stroup, 26 anos, se conheceram no ensino médio em Fort Collins, Colorado, e começaram a namorar alguns anos depois.
Em fevereiro de 2020, durante uma viagem de férias, Zach começou a reclamar de dores nas articulações, fadiga e problemas gastrointestinais. Dois meses depois, ele foi diagnosticado com a doença de Crohn.
Enquanto tratava a doença, em novembro de 2020, Zach acordou com fortes dores no peito e notou que tinha um linfonodo inchado no pescoço do tamanho de uma bola de golfe.
Os exames indicaram o diagnóstico mais temido: ele estava com Linfoma Não-Hodgkin, uma forma de câncer que se espalhou de seus gânglios linfáticos para outras partes do corpo, como pulmões e fígado. Isso significava que o câncer estava no estágio 4.
“Eu não estava com medo”, disse Zach ao The Epoch Times. “Eu estava super chateado porque tinha feito tudo certo, em relação à saúde.”
Após seis rodadas de quimioterapia intensa, Zach entrou em remissão em março de 2021. Algumas semanas depois, em abril de 2021, o casal ficou noivo.
“Eu acho que eu não conseguiria ter feito isso sem ter fé, tentando depositar as minhas preocupações para outro lugar e tentando confiar que Deus não dá nada que não possamos suportar. Eu sempre disse ao Zach, todos os dias: 'Deus dá a seus maiores guerreiros as batalhas mais difíceis'”, disse Madison.
E acrescentou: “A fé desempenhou um papel enorme em nossas vidas e continuará sendo assim. Esse é o trampolim em nosso casamento também.”
(Foto: Madison Stroup)
‘Ele é um guerreiro’
Depois de entrar em remissão e da celebração do noivado, a batalha não acabou. Seis meses depois, Zach desenvolveu um tumor na medula espinhal e, em março de 2022, após cinco rodadas de quimioterapia, uma ressonância magnética revelou que o tratamento havia parado de funcionar. O câncer se espalhou para o cérebro de Zach.
“Senti que meu pior pesadelo estava se tornando realidade. Todos os piores pensamentos estavam passando pela minha cabeça”, condessa Madison. “Eu ficava pensando o que ia fazer da vida sem ele? Mas eu sabia que ele era um guerreiro.”
O casal já havia adiado duas datas de casamento, devido à batalha de Zach contra o câncer.
“Nós realmente não queríamos perder nenhuma oportunidade”, disse Madison. “Sou tão apaixonada pelo Zach e meu sonho era me casar com ele. Eu não queria que nada acontecesse, que a gente se arrependesse e perdesse a oportunidade de compartilhar nosso amor diante de Deus”.
O casamento
O casal cancelou o casamento marcado para maio de 2022 e, em vez disso, planejou um casamento improvisado no hospital em 48 horas. Em pouco tempo, as enfermeiras e assistentes sociais encomendaram um bolo, enfeites e um buquê para cerimônia, que aconteceu em 15 de abril.
A cerimônia foi feita na ala de oncologia do Centro Médico Presbiteriano St. Luke, em Denver. Enquanto a noiva entrava pelo corredor, ela via seu noivo fragilizado pelo tratamento, na cadeira de rodas, mas com um largo sorriso no rosto.
“Eu sabia que ele estava lutando muito para estar lá”, disse Madison. “Poder me casar com ele naquele dia foi o melhor dia da minha vida.”
(Foto: Madison Stroup)
Deus é real
Zach e Madison se apoiaram em Deus desde o início da luta contra o câncer.
“Eu me lembro de fevereiro e março, quando fazia fisioterapia todos os dias, esse foi com certeza o momento mais difícil, porque era a época que eu estava mais fraco, mais imóvel. Eu sempre orava muito tarde da noite. E sempre que eu orava, eu toda a minha ansiedade ia embora. Me sentia calmo e conseguia dormir.”
“Esse é o meu testemunho; isso me faz acreditar que Deus é real”.
Depois que um tumor foi encontrado na medula espinhal de Zach, ele teve que passar por uma cirurgia, ou então correria o risco de ficar paralítico. Enquanto recuperava sua mobilidade, ele também sofreu infecções, sepse e um pulmão perfurado.
Uma nova cirurgia de emergência, desta vez no cólon perfurado, colocou sua vida em risco mais uma vez. De forma milagrosa, o procedimento foi bem-sucedido. Em 6 de junho, Zach foi aprovado para um transplante de medula óssea, que também foi um sucesso.
Ele foi declarado livre do câncer em 16 de agosto. “Eu tive tantos obstáculos contra mim nos últimos cinco meses, era para eu ter morrido. Mas eu perseverei em tudo isso e realmente senti que tinha Deus do meu lado”, disse Zach.
Zach toca a campainha ao ser declarado livre de câncer. (Foto: Madison Stroup)