Por que há muitos cristãos desanimados? De acordo com o pastor Joel Engel, muitas vezes lhes falta “o fogo da motivação”.
“Motivação significa motivo para agir. Qual é o seu motivo para a ação? O que te leva a trabalhar e se esforçar?”, o pastor questionou durante culto nesta terça-feira (23).
Um personagem bíblico que precisou de motivação foi Moisés, que foi escolhido por Deus para libertar os hebreus da escravidão no Egito.
“Deus deu uma missão a Moisés, e quando Deus dá uma missão, Ele vai à frente”, disse Engel. “Mas quando Deus o chamou, Moisés apresentou algumas desculpas”.
O pastor então listou as 5 desculpas dadas por Moisés:
1. "Quem sou eu para me apresentar ao faraó e tirar os israelitas do Egito?" (Êxodo 3:11)
2. “Quando eu disser aos israelitas: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e eles me perguntarem: ‘Qual é o nome dele?’ Que lhes direi?" (Êxodo 3:13)
3. “E se eles não acreditarem em mim nem quiserem me ouvir e disserem: ‘O Senhor não lhe apareceu’"? (Êxodo 4:1)
4. “Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem". (Êxodo 4:10)
5. “Ah Senhor! Peço-te que envies outra pessoa". (Êxodo 4:13)
“A cada desculpa que Moisés dava para não cumprir sua missão, Deus fazia um milagre. E Deus disse a Moisés: eles crerão por causa dos milagres”, observou Engel.
No entanto, quando Moisés apresentou sua última queixa, pedindo que outro fosse enviado em seu lugar, a Bíblia relata que o Senhor se irou com Moisés e lhe disse: “Você não tem o seu irmão Arão, o levita? Eu sei que ele fala bem. Ele já está vindo ao seu encontro e se alegrará ao vê-lo”. (Êxodo 4:14)
O pastor explica: “Deus deu a Moisés uma motivação: um companheiro na missão para ajudá-lo.”
O impacto da autoimagem
Se por um lado o alicerce do sucesso é a autoestima, a motivação é o combustível, segundo o pastor.
“A autoimagem é feita de linguagem. É com as palavras que construímos ou destruímos a autoestima. Todo trauma e baixa autoestima começa com uma voz que fala”, explica Engel.
Como Deus tratou o coração de Moisés? Ressignificando as dificuldades de seu passado e apontando um futuro.
“O passado é imutável, mas podemos atribuir a ele um novo significado”, afirma Engel. “A cura de Moisés começa aqui. Se lhe faltou um pai para dar identidade e segurança, Deus se torna um Pai para ele.”
E completou: “Todo aquele que vem para Cristo ganha um pai, que é Deus. Se o seu pai terreno cometeu falhas, esse novo Pai vai suprir as faltas.”
Não se prenda no passado
Engel nos incentiva a dar um novo significado para tudo de ruim que passamos: “Não podemos mudar o passado, mas podemos ressignificar — ou seja, nos dar a oportunidade de transformar algo ruim em algo positivo e continuar vivendo com esperança, motivação, otimismo e entusiasmo.”
“Alimente emoções positivas, olhe para frente e dê a si a chance de também passar pelo seu próprio processo de ressignificação”, ele acrescenta.
Como curar alguém repleto de traumas? Através das palavras, segundo o pastor. “Como projetar o futuro? Conforme você fala. O que você fala está construindo o futuro. Você não é condenado a ser o que foi. Você pode ser uma nova versão de si mesmo.”
“O que trouxe cura para Moisés foi a revelação da essência de Deus”, ele finalizou.
Veja a pregação completa: