Anunciado nesta segunda-feira, 29/12, como o novo Secretário de Turismo de São Paulo pelo governador Geraldo Alckmin, o deputado federal Roberto de Lucena foi o 5º colocado no ranking dos deputados mais atuantes da Câmara Federal. O cargo deve ser empossado ainda no início de 2015.
O ranking foi elaborado pelo portal Atlas Político e divulgado pela revista Exame.com. As competências dos deputados foram avaliadas, independente de suas linhas ideológicas, baseando-se apenas em cinco critérios: campanha responsável, ativismo, debate parlamentar e fidelidade partidária.
Pastor da Igreja O Brasil para Cristo, escritor e conferencista, Lucena é autor de diversos projetos de lei com propostas nas áreas de família, ação social, saúde pública, meio-ambiente, segurança, direitos humanos, trabalhistas, entre muitas outras.
Na área do turismo, o deputado lançou propostas de valorização de diversos municípios de São Paulo, como Itanhaém (litoral sul de SP), Santa Isabel, Guararema e Arujá (Alto Tietê) como destinos turísticos do Estado.
Lucena também é vice-líder de seu partido (PV) na Câmara dos Deputados. Quanto à sua atuação na Casa, ele afirmou que mesmo licenciado, irá acompanhar todas as votaçoes e cumprir os compromissos anteriormente assumidos com seus eleitores.
Origens
Roberto de Lucena nasceu em Santa Isabel - região metropolitana de São Paulo (SP) - em 18 de Abril de 1966. Suas origens humildes advém de um casal de migrantes nordestinos (Antonio Vieira de Lucena e Eunice Alves de Lucena), nos quais teve seu grande referencial de conduta e também de fé, o que o levou a descobrir sua vocação sacerdotal.
O trabalho veio ainda cedo em sua vida (14 anos de idade), porém nem por isso deixou de amadurecer em conhecimento e espírito, formando-se em ciências da religião pelo IEES- Instituto Ecumênico de Ensino Superior.
Casou-se com a professora Bernadete Aparecida Ramos, com quem tem dois filhos (Melissa e Renan) e uma neta (Lívia).
Em 02 de Novembro de 1986 foi ordenado pastor da Igreja O Brasil para Cristo - da qual é, ainda hoje, um dos líderes nacionais.
Lucena lidera também o Conselho Nacional dos Pastores do Brasil (CNPB), Fórum Cristão Nacional de Ação Social e Política (FENASP), além de movimentos que combatem o infanticídio, a violência doméstica, a violência sexual, pedofilia, entre outros.
Por João Neto - www.guiame.com.br