Após o ataque do grupo terrorista Hamas em Israel de 7 de outubro de 2023, o número de casos de antissemitismo cresceu em todo o mundo.
Com o início da guerra de Israel, discursos de ódio e ataques a judeus se multiplicaram em vários países.
Nos últimos dois anos, o antissemitismo global aumentou 340%, segundo um relatório divulgado pela Organização Sionista Mundial e pela Agência Judaica para Israel.
No Brasil, casos de antissemitismo aumentaram 350% em 2024, apontou um relatório da Confederação Israelita do Brasil (Conib) e da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp).
Em todo o mundo, os casos incluíram atos graves de violência – como o assassinato do casal judeu messiânico em Washington – ataques a sinagogas, episódios de violência em escolas e universidades, protestos anti-Israel e gestos nazistas, e conteúdo antissemita online.
Profecias bíblicas
Para o pastor e autor Jack Hibbs, líder da igreja Calvary Chapel nos Estados Unidos, o aumento do antissemitismo global é um sinal do fim dos tempos e foi profetizado na Bíblia.
“Uma crescente visão antissemita e anti-Israel é um dos sinais do fim dos tempos. Porque a Bíblia nos diz, em Ezequiel e em Zacarias, que nos últimos dias, o mundo se voltará contra Israel”, afirmou Hibbs.
Os capítulos 38 e 39 de Ezequiel descrevem a futura invasão de Israel por uma multidão de nações liderada por Gogue e Magogue, em que Deus vencerá para proteger Israel, o Seu povo escolhido.
Jack observou: “Nenhum cristão deveria se incomodar com os comentários de podcasters que agora fomentam essa visão antissemita. Isso é esperado se você conhece a Bíblia. Isso não deveria te incomodar, mas também não significa que você deva ficar em silêncio. Você deveria falar mais alto”.
Doutrina de demônios
O pastor ainda citou a passagem bíblica de 1 Timóteo 4:1, em que o apóstolo Paulo declarou que muitas pessoas seriam enganadas e seguiriam doutrinas de demônios, nos últimos dias.
“O Espírito Santo nos diz claramente que, nos últimos tempos, alguns se afastarão da verdadeira fé. Eles seguirão espíritos enganosos e ensinamentos que vêm dos demônios”, comentou.
"É isso que está acontecendo", disse ele, lembrando que as Escrituras dizem que Jesus retornará a Israel em sua Segunda Vinda. "Se Satanás sabe disso, não seria vantajoso, em seu pensamento distorcido, provocar um fluxo antissemita para tentar abolir a viabilidade da nação de Israel, dizer que Israel é ilegítimo, que não existe, que Deus não sabia do que estava falando”.
O autor exortou os cristãos a apoiarem Israel em meio ao crescimento do antissemitismo. Ele ponderou que isso não significa que os crentes não possam ser críticos em relação a algumas ações do governo israelense.
"Olha, Israel é tão bagunçado quanto a América, quanto o Canadá está bagunçado. As nações são problemáticas. Mas só existe uma nação que tem uma aliança que Deus diz: 'Fiz com eles para sempre', e não é a América — é Israel”, ressaltou Hibbs.
