Após se tornar o cenário do trágico tiroteio que causou a morte de 26 pessoas em novembro de 2017, a Igreja Batista de Sutherland Springs, no Texas, está planejando construir um novo templo. As vítimas foram mortas quando um atirador entrou na pequena igreja e abriu fogo indiscriminadamente contra os que estavam dentro do prédio.
"Assim como Jesus ressuscitou, Ele também está trazendo Sutherland Springs de volta", disse Frank Pomeroy, pastor da igreja, quando o projeto de US$ 3 milhões foi anunciado. O projeto está sendo liderado pela organização 'North American Mission Board', que apoia as igrejas da Convenção Batista do Sul em todo o mundo. O santuário atual da Igreja foi transformado em um memorial permanente, honrando as vítimas do ataque.
Pomeroy e sua esposa Sherri perderam sua filha Annabelle no tiroteio. Agora, o casal está ajudando os arquitetos a criarem uma nova igreja que honre o legado daqueles indivíduos cheios de fé que perderam suas vidas naquele dia fatídico.
“O sino está vindo do antigo prédio e as crianças - muitas das quais não temos mais conosco, inclusive nossa filha -, a coisa favorita deles na manhã de domingo, depois da escola dominical, era tocar a campainha e brincar de 'Chegue primeiro e toque”, Sherri explicou.
O projeto será financiado por doações privadas e deverá ser concluído até a primavera de 2019, com início de 5 de maio, o aniversário de seis meses do tiroteio. A Igreja tinha visto um aumento notável de conversões desde o tiroteio de 5 de novembro. Mas estes não são apenas visitantes avulsos. Pomeroy observou que conversões e batismos também 'aumentaram exponencialmente".
Em uma coletiva de imprensa, anunciando os planos de construção, o Pastor Pomeroy fez um discurso emocionante sobre a visão por trás da nova instalação.
"Deus vai usar o sangue desses 26 mártires e esses sobreviventes para trazer avivamento à nossa terra", disse Pomeroy, segundo o Dallas News. "Toda vez que a igreja foi e ainda é perseguida, Deus responde a isso com a ampliação ou a multiplicação de Seu povo".
"Isso vai representar uma nova vida", disse ele sobre o novo projeto de construção. "Isso vai representar um novo crescimento".
"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam", Frank continuou, citando o Salmo 127. "Acredito que será um farol em uma colina. Não seria mais do que um prédio bonito se a bênção de Deus não estivesse sobre ele".
"É Deus quem recebe a glória aqui esta noite", acrescentou o pastor Frank. "Deus vai abençoar além da medida. Deus vai honrar o sacrifício daqueles que deram a vida por Ele".
E para os céticos que acham que uma instalação para 250 assentos é excessiva para uma comunidade tão pequena, o pastor Frank tem uma mensagem simples: "Servimos a um grande Deus".
"Todo dia é um dia mais perto de um reavivamento que acredito que Deus vai trazer em Sutherland Springs", acrescentou Frank. Sua esperança sobre o novo edifício é que este será um santuário de esperança e um local de adoração sincera.
"Este vai ser um local de encontro para os feridos e os quebrados", disse Frank sobre o novo edifício. “A comunidade deve se reunir lá. O ponto focal central será o Deus Todo-Poderoso".
"Este edifício vai representar, não o que o mundo fala, o ódio e a intolerância, mas o que Paulo ensinou - ele disse que 'o amor nunca falha'. É o que este edifício representa", continuou Pomeroy em seu poderoso discurso. "Este edifício representa aqueles que se reúnem e permitem que Deus se mova em suas vidas para construí-los, não para destruir uns aos outros. Isso é reunir uma comunidade; curada, unida e andando em harmonia".
"Estamos nos unindo para exaltar Aquele que sabe de todas as coisas - Jesus Cristo. Tudo isso está sendo coreografado por um Deus Todo-Poderoso para trazer a glória de volta a Si mesmo", concluiu Frank.