Ataques a igrejas nos EUA quadruplicaram nos últimos 4 anos, mostra relatório

Apenas em 2024, foram registrados 415 incidentes contra templos, incluindo ameaças, vandalismo, ataque com arma e incêndio criminoso.

Fonte: Guiame, com informações de Fox NewsAtualizado: quarta-feira, 3 de setembro de 2025 às 13:09
Igreja da Anunciação, onde um atirador abriu fogo na semana passada. (Foto: Reprodução/Fox News).
Igreja da Anunciação, onde um atirador abriu fogo na semana passada. (Foto: Reprodução/Fox News).

Uma pesquisa descobriu que os ataques a igrejas nos Estados Unidos quadruplicaram nos últimos quatro anos.

O relatório da organização Family Research Council identificou 1.384 incidentes de hostilidade contra templos no país, entre janeiro de 2018 e dezembro de 2024. Os ataques incluíram ameaças, vandalismo, incidentes envolvendo armas de fogo e incêndio criminoso.

Em 2018, foram registrados 50 incidentes contra igrejas, 83 em 2019, 55 em 2020 e 98 em 2021.

A partir de 2022 houve um aumento significativo de ataques com 198 casos registrados, seguidos por 485 em 2023 e 415 em 2024.

"Em 2024, o número de incidentes se estabilizou em 415. Esse número pode não representar todo o escopo da hostilidade contra as igrejas, já que muitos casos provavelmente não foram relatados às autoridades policiais ou não foram publicados por agências de notícias ou outras fontes publicamente disponíveis. Contamos com essas fontes para nossos dados, que compilamos e analisamos para encontrar padrões”, afirmou o relatório.

“No entanto, esse total de um período de 12 meses é quase igual aos resultados de nosso primeiro relatório, que cobriu 57 meses", ressaltou.

No ano passado, o estado com mais incidentes contra igrejas foi a Califórnia com 40, seguido pela Pensilvânia com 29, Flórida e Nova York com 25, Texas com 23 e Tennessee e Ohio com 19.

"Como nos anos anteriores, os estados com populações maiores tendem a ter mais incidentes", explicou o estudo.

"O vandalismo continuou sendo o tipo mais comum de incidente. Muitos estados com alto número de incidentes em 2023 também ficaram entre os primeiros em 2024, e muitos incidentes foram de natureza semelhante aos do ano anterior”.

A pesquisa ainda apontou que o número de incidentes envolvendo arma de fogo aumentou em 2024, enquanto casos motivados pela defesa do aborto diminuiram.

Ódio à fé cristã

Na última quarta-feira (27), um atirador abriu fogo na igreja da Anunciação, localizada ao lado de uma escola católica em Minneapolis, Minnesota, nos EUA.

O homem atirou com um rifle através das janelas da igreja, durante uma missa semanal com a presença de alunos da escola, que atende crianças do ensino infantil e fundamental.

Três pessoas morreram, incluindo o próprio atirador, que tirou a própria vida nos fundos da igreja.

De acordo com a polícia de Minneapolis, duas crianças, de 8 e 10 anos, foram mortas no tiroteio dentro da igreja, enquanto estavam sentadas nos bancos.

O diretor do FBI, Kash Patel, informou que a agência "está investigando o ataque como um ato de terrorismo doméstico e crime de ódio contra católicos".

Segundo autoridades locais, o ataque foi premeditado. Horas antes, Westman havia publicado vídeos no YouTube contendo um manifesto com mensagens codificadas, fantasias violentas e referências ao autor do massacre de Sandy Hook.

O caso está sendo tratado como um ataque com motivações múltiplas, incluindo componentes religiosos e psicológicos.

Equipamentos encontrados pela polícia incluíam frases perturbadoras, como “matar Donald Trump” e a provocação “Onde está o seu Deus?”, escrita em um carregador de munição.

A frase “Onde está o seu Deus?”, encontrada entre os pertences do atirador, levantou discussões sobre o caráter simbólico do crime, cometido em um local de culto e durante uma celebração religiosa.

“Foi um ataque espiritual, zombando do Todo-Poderoso justamente no lugar onde crianças iam para adorar”, escreveu a página cristã Bible Verse.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições