3 vítimas de acidente de avião no Nepal voltavam de funeral de missionário

A fatalidade é considerada o pior acidente aéreo do país em 3 décadas.

Fonte: Guiame, com informações de PTIAtualizado: quarta-feira, 18 de janeiro de 2023 às 12:01
Registro do avião após a queda próximo ao local de pouso. (Foto:Reprodução/TV Globo)
Registro do avião após a queda próximo ao local de pouso. (Foto:Reprodução/TV Globo)

A família de um líder cristão do estado de Kerala, na Índia, está de luto pela morte de três amigos próximos, vítimas do acidente de avião no Nepal, enquanto retornavam para casa, depois de participar de um funeral.

Cerca de 72 pessoas faleceram no momento da queda do avião e uma pessoa está desaparecida. A aeronave caiu no desfiladeiro de um rio enquanto aterrissava no aeroporto recém-inaugurado na cidade turística de Pokhara, no último domingo (15).

Segundo o site de notícias indiano The Print, o acidente aéreo foi considerado o mais mortal da nação do Himalaia em mais de 30 anos.

As vítimas Raju, Robin e Anil estavam entre o grupo de cinco pessoas que compareceram ao funeral de Mathew Philip, em Anikadu.

Philip foi um missionário evangélico no Nepal por quase 45 anos, e morreu aos 76 anos, no dia 11 de janeiro, após lutar contra um câncer durante dois anos. 

“O funeral foi em 13 de janeiro. O voo deles era de Kochi para Mumbai e de lá para Kathmandu. Deepak e Saran não puderam embarcar no infeliz voo de Katmandu, mas os outros três embarcaram. A notícia foi um choque para nós”, disse o irmão de Philip, Thomas, ao Press Trust of India (PTI).

O acidente 

A aeronave 9N-ANC ATR-72 da empresa Yeti Airlines decolou do Aeroporto Internacional de Tribhuvan, em Katmandu, capital do Nepal, às 11h (02h15 no horário de Brasília) e caiu na margem do rio Seti, perto de Pokhara, minutos antes do pouso, de acordo com a Autoridade de Aviação Civil do Nepal (CAAN).

Uma transmissão feita no Facebook por um passageiro mostra o acidente de dentro do avião. No vídeo é possível ver a aeronave se aproximando do solo. Os ocupantes estavam calmos, sem aparentar nenhum vestígio de problema. Em seguida, a imagem fica confusa, e é possível ouvir gritos. A live termina mostrando destroços em chamas e o que parece ser barulho de fogo.

As equipes de resgate encontraram as caixas pretas da aeronave, com elas será possível obter as gravações de dados e de voz que podem esclarecer o que causou o desastre. Porém, segundo o portal de notícias G1, o tempo estava firme e o piloto não informou nenhum problema à torre.

O avião foi encontrado em chamas, a 300 metros de profundidade, entre o antigo aeroporto construído em 1958 e o novo terminal internacional inaugurado em 1º de janeiro em Pokhara.

Vítimas 

De acordo com o G1, um representante da companhia aérea afirmou que, dentre os passageiros, estavam duas crianças, quatro tripulantes e 15 estrangeiros. 

O avião levava, além de 57 nepaleses, cinco indianos, quatro russos, um irlandês, dois sul-coreanos, um australiano, um francês e um argentino.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições