Os dois primeiros discursos de Jair Bolsonaro como presidente do Brasil nesta terça-feira (1º) foram marcados por temas como família, economia e segurança. No entanto, uma das palavras mais utilizadas por ele faz menção à sua fé.
“Brasil” e “Deus” foram as palavras mais usadas por Bolsonaro nos discursos, segundo um levantamento feito pelo UOL. A palavra “Brasil”, a mais pronunciada pelo presidente, teve 20 citações. “Deus” foi a segunda mais citada, com 10 menções nos discursos.
Foram 37 menções ao conjunto formado por “Brasil”, “brasileiras” e “brasileiros”, tirando pronomes, artigos e conjunções da contagem. Foram citadas 8 vezes a palavra “nação”, 7 vezes “país” e 6 vezes “nacional”.
Também chamou a atenção o uso da palavra “ideologia” e variações como ideológico, ideológicas e ideologização — este conjunto de palavras foi mencionado nove vezes pelo presidente nos discursos.
A posse de Jair Bolsonaro como o 38º presidente do Brasil foi marcada por dois discursos: o primeiro foi feito no Congresso Nacional, diante de parlamentares; e o segundo, no parlatório do Palácio do Planalto, a uma multidão de apoiadores presentes na praça dos Três Poderes, em Brasília.
Além do presidente, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, fez um discurso em libras com tradução simultânea, quebrando o protocolo da tradicional cerimônia de posse. Após pedidos da plateia, ela ainda fez uma pausa na mensagem para beijar o marido.
Seu discurso foi marcado por sua intenção de se dedicar à causa das pessoas com deficiência no seu novo posto, em especial à comunidade surda. “Gostaria de modo muito especial de dirigir-me à comunidade surda, às pessoas com deficiência e a todos aqueles que se sentem esquecidos. Vocês serão todos valorizados. Tenho esse chamado no meu coração”, destacou.
Confira o discurso de Michelle Bolsonaro na íntegra: