O Ministério das Relações Exteriores informou na sexta-feira (08) que o Brasil concedeu 80 vistos humanitários para cidadãos do Afeganistão. Desde agosto, o país passa por uma crise humanitária ocasionada pela saída definitiva de tropas dos Estados Unidos e a tomada do poder pelo Talibã.
De acordo com o embaixador Achilles Zaluar, chefe de gabinete do ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, 400 pedidos de vistos estão em andamento e 170 candidatos estão realizando entrevistas na Embaixada do Brasil em Islamabad, no Paquistão, país vizinho ao Afeganistão.
“O processo de concessão de visto para candidatos a refúgio do Afeganistão para o Brasil está andando perfeitamente bem, sem nenhum obstáculo e sem nenhum problema”, disse o diplomata.
Acolhida humanitária
“A presente Portaria Interministerial dispõe sobre a concessão de visto temporário e de autorização de residência para fins de acolhida humanitária para nacionais afegãos, apátridas e pessoas afetadas pela situação de grave ou iminente instabilidade institucional, de grave violação de direitos humanos ou de direito internacional humanitário no Afeganistão”, diz a publicação.
Em setembro, uma portaria interministerial regulamentou a concessão do visto temporário e de autorização de residência para fins de acolhida humanitária para os afegãos.
As embaixadas em Islamabad, Teerã, Moscou, Ancara, Doha e Abu Dhabi estão habilitadas a processar os pedidos de visto para acolhida humanitária. O Brasil não tem embaixada ou consulado no Afeganistão.