Uma igreja protestante na Alemanha está realizando cultos com a temática de Harry Potter para atrair fieis, enquanto enfrenta uma queda no número de membros.
Em 2022, cerca de 900.000 alemães abandonaram sua congregação, incluindo igrejas católicas e protestantes, segundo o jornal Deutsche Welle.
A Igreja Luterana de Hamburgo-Lohbrügge promove reuniões que misturam a fé cristã com a bruxaria da saga best-seller de J.K. Rowling.
Os participantes vão ao culto fantasiados de personagens da história com varinhas mágicas e o templo é decorado como o Grande Salão de Hogwarts, com velas e elementos sombrios.
O pastor Jonas Goebel, que teve a ideia de fazer os cultos temáticos, prega sermões comparando a fé cristã com a narrativa do bruxo.
Em um dos cultos de Harry Potter, Jonas pregou sobre o feitiço de “Expecto Patronum”, utilizado na saga para afastar criaturas malignas chamadas Dementadores, que sugam a felicidade das pessoas e causam desespero.
O pastor comparou o feitiço com o poder que há na oração. “Quando eu não sei mais o que fazer, quando estou para baixo, quando uma onda quebra sobre mim, eu não sei como lidar com tudo, então eu oro, dizendo: ‘Deus, eu preciso de você’. Em essência, é um pouco semelhante a lançar um feitiço ‘Expecto Patronum’”, ministrou o líder.
Além disso, músicas da trilha sonora dos filmes de Harry Potter são tocadas no órgão da igreja e trechos dos livros da ficção são lidos.
O pastor também apresenta “mágicas” de ilusionismo, como um livro com fogo que não queima.
“Estou sempre em busca de novos formatos para cultos religiosos porque acredito que muitas pessoas gostariam de ir aos cultos, mas não encontram ocasiões especiais”, alegou o pastor Jonas.
“Escolhemos Harry Potter porque acho relativamente fácil conectar as pessoas às histórias do mundo de Harry com o que é transmitido aqui do ponto de vista bíblico”, afirmou.
E o líder luterano concluiu: “Basicamente, espero que as pessoas voltem para casa e digam: 'Nossa, foi legal na igreja!'".
Ver essa foto no Instagram
Mistura de sagrado com profano
O vídeo de um culto foi compartilhado no Instagram e gerou críticas de muitos usuários, que condenaram a mistura entre a fé cristã e a bruxaria.
“Gosto muito de Harry Potter, fez parte da minha infância, mas jamais vou misturar o santo com profano”, escreveu um internauta nos comentários. Outro homem disse: “Santo e profano não se misturam”.
Os usuários também defenderam que não é preciso adicionar entretenimento para pregação do Evangelho se tornar atrativa.
“O Evangelho nunca precisou de muletas. É necessário a pregação pura e genuína”, afirmou um internauta.
E uma mulher refletiu: “O que Harry Potter tem a ver com a Bíblia ainda estou tentando decifrar. Mas, na real, o problema do enfraquecimento das igrejas atualmente é justamente o seu distanciamento da fé genuína e, consequentemente, do avivamento”.