Membros transformam garagem subterrânea de sua igreja em abrigo antiaéreo em Kiev

Cerca de 50 cristãos estão se refugiando no local, incluindo crianças e bebês, enquanto a Ucrânia está sob ataque russo.

Fonte: Guiame, com informações de God Reports Atualizado: quinta-feira, 3 de março de 2022 às 17:27
 A garagem subterrânea tem sido usada como abrigo antiaéreo. (Foto: Send Internacional).
A garagem subterrânea tem sido usada como abrigo antiaéreo. (Foto: Send Internacional).

Os membros de uma congregação em Kiev, na Ucrânia, transformaram o estacionamento subterrâneo de sua igreja em um abrigo antiaéreo para se proteger dos bombardeios das forças russas. 

De acordo com um relato de um dos membros ao God Reports, cerca de 50 cristãos estão se refugiando no estacionamento, quando as sirenes tocam na cidade, avisando que um ataque inimigo vai acontecer. Entre o grupo, há muitas crianças e dois bebês.

“Temos estado aqui muitas noites dormindo em esteiras em nosso estacionamento subterrâneo e usando-o como um abrigo antiaéreo”, disse o fiel da igreja, que não foi identificado.

Além dos próprios membros, 15 moradores do bairro, que não são crentes, também estão usando o local como abrigo antibombas. Os cristãos estão aproveitando a oportunidade para compartilhar o Evangelho com eles. 

“Nós nos encontramos três vezes por dia com os não cristãos para um breve sermão e oração”, contou o membro da igreja.

A congregação já organizou a vida no abrigo antiaéreo, em meio à nova realidade de guerra. Os membros criaram equipes de limpeza e cozinha e irão começar uma escola bíblica para as crianças.

O membro entrevista pelo God Reports também testemunhou que as orações de cristãos de todo o mundo pela Ucrânia têm protegido o povo ucraniano. “O Senhor está respondendo suas orações nos protegendo. Louve a Deus!”, disse.

Ele pediu que os cristãos de outros países orassem para Deus conceder sabedoria e estratégia para a igreja enfrentar as dificuldades diárias e para que a energia elétrica e a internet não sejam cortadas.

“Nosso estacionamento subterrâneo transformado em abrigo antiaéreo está frio porque não possui aquecimento. Então ore para que as pessoas não fiquem doentes e comecem a transmitir doenças. Ore para que possamos conseguir pegar o gerador que compramos”, acrescentou.

E concluiu: “Que sejamos um farol da graça e do amor de Deus, talvez seja isso que Ele esteja fazendo através desta situação!”.

Civis sob fogo

Sirenes de ataque aéreo foram ativadas várias vezes durante a noite de quarta-feira (3) em toda a Ucrânia, com várias explosões relatadas em Kiev durante a noite.

O conselho da cidade de Mariupol anunciou na quinta-feira (4) que as forças russas estavam interrompendo o fornecimento de eletricidade, comida, água e aquecimento para a cidade, e também danificaram as linhas ferroviárias da cidade, comparando a situação com o cerco de Leningrado na Segunda Guerra Mundial.

Oito pessoas, incluindo pelo menos duas crianças, foram mortas em um ataque aéreo russo em Izyum, ao sul de Kharkiv, na noite de quarta-feira, de acordo com o vice-presidente do conselho da cidade de Izyum. Um prédio do departamento de polícia também foi atingido.

Uma pessoa foi morta e outra ficou ferida em um bombardeio russo na vila de Hatne, perto de Kiev, na quinta-feira, de acordo com o Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia.

Em Sumy, a Administração Militar Regional da área informou que cinco pessoas ficaram feridas em um ataque com mísseis contra o departamento militar do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU), a 27ª Brigada de Artilharia de Foguetes e o corpo de cadetes.

O Ministério da Defesa ucraniano informou na manhã de quinta-feira que quatro grandes navios de desembarque russos e três barcos de mísseis foram vistos no Mar Negro em direção a Odessa.




Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições