Uma menina que levou um tiro na cabeça durante o tiroteio em massa na igreja da Anunciação, localizada ao lado de uma escola católica em Minneapolis, Minnesota, nos EUA, está prestes a deixar o hospital e será transferida para um centro de reabilitação.
A família de Sophia Forchas, de 12 anos, divulgou a atualização em uma página no GoFundMe, criada para ajudar nas despesas médicas.
"Sophia está vencendo! Suas orações estão funcionando. Sobreviver a este ataque horrível é um milagre. Seu progresso na cura é nada menos que milagroso. Um testemunho inegável da misericórdia e intervenção de nosso Senhor Jesus Cristo”, testemunhou a família.
E continuaram: “Em nome de toda a nossa família, queremos expressar nossa mais profunda gratidão a todos, próximos e distantes, pelas orações contínuas, pela demonstração de amor e pelo enorme apoio à nossa preciosa Sophia. Nos sentimos honrados pelas inúmeras pessoas em todo o mundo que a apoiaram em orações, elas foram poderosas”.
‘Progressos constantes’
Segundo a família, a cada dia, eles descobrem novos detalhes e circunstâncias que mantiveram Sophia viva e tornaram sua recuperação possível: “São tantos que não podemos dizer que foi coincidência. Deus ouviu nossas orações e envolveu Sophia em seus braços”.
Além disso, destacaram que “Sophia continua tendo progressos constantes, mostrando sinais promissores de recuperação neurológica”.
“Seus médicos permanecem cautelosamente otimistas, e sua equipe médica excepcional está se preparando para sua transição, esta semana, da UTI do Hennepin County Medical Center (HCMC) para um programa de reabilitação para pacientes internados”, explicaram.
Embora a menina ainda tenha uma longa jornada pela frente, com terapias intensivas, sua resiliência continua inspirando esperança a cada passo.
“Sophia é forte, corajosa e inabalável em sua luta pela cura. Pedimos que continuem orando por ela enquanto ela trilha este caminho para a recuperação”, afirmaram.
‘Continuem orando’
As últimas atualizações sobre o estado de Sophia contrastam com a coletiva de 5 de setembro, quando o neurocirurgião Walt Galicich afirmou que ela poderia se tornar a terceira vítima fatal do ataque, embora já houvesse sinais encorajadores de recuperação.
"É pela vontade de Deus que ela chegou até aqui. Somos eternamente gratos ao nosso Pai amoroso, que ouve e responde às orações”, declarou a família.
“Por favor, continuem orando. Orem pela paz. Vamos adorar a Deus juntos e caminhar com fé, esperança e amor. Juntos podemos criar um amanhã melhor”, concluíram.
Sophia Forchas foi baleada no tiroteio escolar de 27 de agosto de 2025, quando alunos e professores da Escola Católica Anunciação foram alvo de um atentado durante uma missa de volta às aulas.
O ataque ocorreu por volta das 8h30, quando o atirador, Robin Westman, de 23 anos, armado com um rifle, uma espingarda e uma pistola, disparou contra as janelas da igreja.
Na ocasião, dois alunos — um de 8 anos e outro de 10 — foram mortos. Além disso, 14 crianças e 3 adultos ficaram feridos. Segundo a polícia, o atirador também tirou sua vida.