O "Minha Bíblia SBB" foi apresentado ao público durante o XI Fórum de Ciências Bíblicas, em São Paulo. (Foto: Guiame/ Marcos Paulo Corrêa)
A tecnologia é a ciência que evolui mais rápido nos dias atuais. Dentro de uma população de cerca de 7 bilhões de pessoas no mundo, mais de 3 bilhões têm acesso à internet e outras 4 possuem aparelhos celulares. Dados como esses impulsionaram a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) a alcançarem mais pessoas com as Escrituras através de um aplicativo.
O "Minha Bíblia SBB" foi apresentado ao público na última sexta-feira (28), durante o XI Fórum de Ciências Bíblicas que aconteceu no Centro de Eventos do Museu da Bíblia, em Barueri, São Paulo.
O aplicativo vem sendo desenvolvido há 1 ano e meio, conta Elismar Vilvock, gerente de desenvolvimento de publicações digitais da SBB. Disponível para Android e iPhone, o diferencial da plataforma é oferecer não apenas as Escrituras, mas uma Bíblia de Estudos.
É a primeira vez que a tradução Almeida Revista e Atualizada é disponibilizada gratuitamente em um aplicativo. Além dela, outras três traduções da Bíblia em português farão parte da plataforma: Almeida Revista e Corrigida (ARC), Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) e Tradução Brasileira (TB) — todas com opção de leitura offline.
Elismar Vilvock, gerente de desenvolvimento de publicações digitais da SBB. (Foto: Guiame/ Marcos Paulo Corrêa)
Além disso, o aplicativo irá disponibilizar oito Bíblias de Estudos para compra, que podem ser adquiridas diretamente pelo app e lidas online. De forma gratuita, a plataforma concede apenas as primeiras linhas das notas de estudos em diversos trechos bíblicos. O restante das notas pode ser lido pelos usuários que fizeram a compra.
Diversas funcionalidades como os realces nos textos, adição de notas pessoais, compartilhamento de versículos nas redes sociais e sincronização do conteúdo pessoal para outros aparelhos a partir da mesma conta de usuário fazem parte do novo app. Mas a SBB promete melhorias e novas versões em breve. Bíblia e Tecnologia
Durante a palestra de apresentação da plataforma, Nelson Saba, consultor para Estratégias Digitais da SBB, explicou que levar o Evangelho ao mundo digital é comparável a levar a Bíblia a uma outra língua e cultura.
Nelson Saba, consultor para Estratégias Digitais da SBB e ao fundo, Erní Seibert, secretário de Comunicação, Ação Social e Arrecadação. (Foto: Guiame/ Marcos Paulo Corrêa)
"As igrejas tradicionais resistem às novas mídias. É algo que eu vejo que está mudando, mas que temos que prestar atenção. Um pastor pode não entender o mundo digital, mas com certeza os jovens da igreja entendem e podem ter a oportunidade de exercer esse ministério", disse ele.