Durante esta semana, uma notícia sobre a citação de Francisco Everardo, mais conhecido pelo nome “Tiririca” na Operação Lava Jato viralizou nas redes sociais, rendendo até mesmo muitos elogios ao palhaço que tornou-se deputado federal. Porém a notícia não procede.
A informação - que ganhou espaço em diversos perfis, páginas das mídias sociais, sites, como a Folha Brasil e até mesmo aqui no Guiame - de que o parlamentar teria sido citado na delação premiada do senador Delcídio Amaral e suas possíveis declarações recorrentes não foram confirmadas - seja no documento foi homologado pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF) ou pelo próprio deputado.
Logo após o surgimento do boato na rede, o filho do Tiririca compartilhou a notícia em sua página do Facebook com o seguinte comentário: ;"Otário? Não, ele é honesto! O abestadó mais honesto de Brasília! Parabéns, papito @tiriricanaweb o senhor é o orgulho do Brasil!!!! Sofremos muito com as críticas quando meu pai resolveu entrar na política, mais a justiça de Deus não falha nunca. #Desabafo #FamiliaTiririca #FamiliaDeHonestos".
Apesar do comentário do filho do parlamentar sobre a notícia - que não confirmou nem contrariou a veracidade da informação - a notícia de fato é falsa. Todo o relato de Delcidio Amaral pode ser consultado em um arquivo PDF, disponibilizado pelo jornal O Estadão. No total de 254 páginas, em nenhum momento é citado o nome de Francisco Everardo.