A Nickelodeon incluiu o Bob Esponja em uma lista de personagens LGBT publicada no sábado (13), ao celebrar o mês do orgulho gay nas redes sociais.
Além de Bob Esponja, a publicação inclui os personagens Schwoz Schwartz, da série “Henry Danger”, e Korra, da animação “Avatar: A Lenda de Korra”.
“Celebrando o orgulho com a comunidade LGBTQ+ e seus aliados neste mês e todos os meses”, disse a empresa na legenda das imagens.
Celebrating #Pride with the LGBTQ+ community and their allies this month and every month 🌈
— Nickelodeon (@Nickelodeon) June 13, 2020
(🎨: by @ramzymasri) pic.twitter.com/pENmTaQB0h
As especulações sobre a sexualidade de Bob Esponja não são de agora. Há anos, conservadores cristãos nos Estados Unidos sugerem que o personagem e seu melhor amigo Patrick eram usados para disseminar a homosexualidade.
As teorias, no entanto, nunca foram confirmadas ou desmentidas pela Nickelodeon.
O criador de Bob Esponja, Stephen Hillenburg, chegou a dizer em entrevista à Reuters em 2005 que Bob Esponja e Patrick seriam assexuados. “Isso não tem nada a ver com o que nós tentamos fazer”, disse.
“Nunca tivemos a intenção de que Bob Esponja e Patrick fossem gays. Eu os vejo como quase assexuais. Tentamos apenas fazer graça”, afirmou na época. Hillenburg morreu aos 57 anos em 2018, vítima de esclerose lateral amiotrófica (ELA).